TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educativos; Psicologia Da Educação Ll; Educação E Divercidade: Relação Étnico Raciais; Comunicação E Linguagem E Linguagem E Metodologia Cientifica.

Ensaios: Educativos; Psicologia Da Educação Ll; Educação E Divercidade: Relação Étnico Raciais; Comunicação E Linguagem E Linguagem E Metodologia Cientifica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo contemplar o conhecimentos adquiridos nas disiplinas do segundo semestre, que integra conteúdos e saberes, sendo elas o trabalho do pedagogo nos espaços educativos, psicologia da educação ll , educação e divercidade, relação étnico – raciais, comunicação e linguagem e metodologia cientifica.

Este trabalho dissertará sobre as dificuldades encontradas no espaço escolar ao tratar a Diversidade,

“É fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. ”

Émile Durkheim

Figura 1 A Diversidade Histórica - Fonte Internet

Esta imagem mostra bem como se deu à diversidade histórica em nossa sociedade, com grupos de raças, cores, culturas e classes sociais diferentes.

2 DIVERSIDADE HISTÓRICA

A diversidade do Brasil tem inicio em 22 de abril de 1500, quando os portugueses deram inicio a socialização dos índios, a mistura do DNA desses povos gerou o povo brasileiro.

Povo com características bem marcantes como a cor da pele, cabelo, cor dos olhos e ate mesmo altura.

De modo geral, o atual povo brasileiro é mestiço oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia.

Existem terminologias tradicionais para vários tipos de mestiços: mulatos para descendentes de brancos e negros; caboclos e mamelucos para descendentes de brancos e indígenas; cafuzos para descendentes de negros e indígenas. A terminologia para definir alguém que seja descendente de brancos, índios e pretos simultaneamente é pardo.

“Não há..senão diferenças de um certo gênero que tendem..uma para a outra; são aquelas que em lugar de se opor e de se excluir, se completam mutuamente.”

Émile Durkheim

Figura 2 A Diversidade Histórica - Fonte Internet

Esta imagem mostra bem como se deu à diversidade histórica em nossa sociedade, com grupos de raças, cores, culturas e classes sociais diferentes.

3 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Sabemos que o Brasil é um país que tem em sua nação uma língua oficialmente reconhecida, que é o português, falada pela imensa maioria de seus habitantes. Assim sendo, o português brasileiro descende de três famílias lingüísticas:

• Indo-Européia que teve origem entre a Europa e a Ásia, da qual faz parte a língua portuguesa.

• Tupi, de línguas faladas pelos indígenas brasileiros e que se espalha pela América do Sul.

• Níger - Congo que teve origem na África subsaariana e se expandiu por grande parte desse continente. Conseqüentemente, povos indígenas e povos negros, ambos marcaram profundamente a cultura do colonizador português que se estabeleceu no Brasil, dando origem a uma nova variação da língua portuguesa.

Com tudo os sotaques variam de região para região,

“A língua se relaciona com sociedade porque é a expressão das necessidades

humanas de se congregar socialmente, de construir e desenvolver o mundo. A

língua é somente a expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com