TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional

Por:   •  21/9/2020  •  Seminário  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ESCOLA TÉCNICA RUBENS DE FARIA E SOUZA

ETIM 2º ALIMENTOS

Língua Portuguesa, Literatura e Comunicação Profissional

Alael Fernandes

Giovanna de Almeida Arantes

Guilherme Peres de Oliveira

Isabella Silva

INOCÊNCIA – VISCONDE DE TAUNAY

SOROCABA 2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                .................................................................................                p.00

MATERIAL E MÉTODOS        .................................................................................                p.00

RESULTADOS                .................................................................................                p.00

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES............................................................................                p.00

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        .....................................................................                p.00


  1. INTRODUÇÃO

Visconde de Taunay

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay (1843-1899) foi um importante escritor e militar brasileiro de ascendência francesa, seus pais eram Félix Taunay e Gabriela d’Escragnolle. Seu avô paterno era Nicolas Antoine Taunay, um famoso pintor francês que chegou ao Brasil pela Missão Francesa, em 1816.

Missão Francesa: teve o inicio em 1816, quando um grupo de artistas franceses chegaram ao Rio de Janeiro com a missã o de ensinar artistas plásticas na cidade.

Visconde de Taunay estudou no Colégio Pedro II, onde em 1858 concluiu o curso de Humanidades. Em 1861 ingressou no Exército Imperial, no 4.º Batalhão de Artilharia. Em 1863 formou-se em Ciências Físicas e Matemática na Escola Militar.

Visconde de Taunay também participou da Guerra do Paraguai, que eclodiu em 1864 e no fim da guerra foi promovido a capitão. Em 1871 Taunay públicou uma de suas primeiras obras que foi ''A Retirada da Laguna'' que trazia uma narrativa forte sobre os problemas militares que aconteceram na guerra.

Taunay também lecionou história, línguas, mineralogia, biologia e botânica no Colégio Militar.

Inocência

Inocência foi publicado em 1872 e conta a história de amor impossível entre Cirino, um farmacêutico autodenominado médico e Inocência, menina ingênua e filha do bruto mineiro Pereira. Essa história tem como um dos temas o amor impossível, já que Pereira, pai de Inocência, já havia prometido a filha a outro homem e preferia morrer a quebrar sua palavra de honra.

Inocência se passa nos meados do século 19, e seu espaço é bem claro, o sertão do Mato Grosso.

Está obra é categorizada como romance regionalista, pois retrata os costumes, os hábitos, o cenário do sertão brasileiro. Os romances regionais surgiram no século 19, esse tipo de romance buscava retratar o cenário nacional, mostrando a diversidade cultural do país e os costumes presentes em cada região. Essa obra também faz parte do momento de transição do romantismo para o realismo/naturalismo e um bom exemplo que pode ser observado na obra é o típico linguajar utilizado pelos personagens que são provindos do sertão ''nhor sim'', ''mecê'', ''canhar''.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (57.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com