TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE ATUAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

Por:   •  16/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

SUGESTÃO DE ATIVIDADE GAMIFICADA

ÁREA DE ATUAÇÃO: LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

JUSTIFICATIVA:

O espaço escolar é um dos principais ambientes de estímulo à prática da leitura. E isso não precisa, necessariamente, limitar-se aos meios tradicionais, assim, esta proposta de atividade justifica-se pelo fato de possibilitar aos discentes o contato a literatura de forma atrativa, além de promover um ambiente de mediação e construção de diferenciados sentidos e significados a partir da leitura de forma conectada à cultura digital (Soares, 2002) em que os jovens sejam protagonistas.

Levando em consideração o cenário e a característica dos alunos nativos digitais (Prensky, 2001), em que os alunos estão recebendo uma variedade de estímulos e habituados com ferramentas atrativas, é necessário promover atividades de leituras literárias que proporcionem o engajamento e a satisfação através de uma metodologia atual e adequada aos discentes, aliando, dessa forma, à gamificação à leitura literária.

Já que, seegundo Viana (2013, p. 108), Talvez seja a educação uma das áreas em que se tem maior expectativa com relação à extensão de benefícios passíveis de serem alcançados com a gamificação e, aliada a leitura que para Kleiman é um processo que se evidencia por meio da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento linguístico, o conhecimento textual e o conhecimento de mundo, ou seja, a leitura é adquirida com o tempo, de forma sistematizada e com a prática e, ainda, segundo Martins, a leitura pode ser considerada como um processo de compreensão de expressões formais e simbólicas e se realiza a partir do diálogo do leitor com o objeto lido – seja escrito, seja um gesto, uma imagem ou um acontecimento, há a necessidade de promover uma atividade que desperte o gosto pela leitura, já que Cagliari afirma que a leitura é a atividade mais importante e que serve de base para as outras atividades escolares, pelo fato da ligação da mesma com tudo que é ensinado na escola.

A leitura impulsiona a participação determinante do sujeito na sociedade, levando-o a construção do conhecimento.

OBJETIVOS

  • Desenvolver competências leitoras
  • Ampliar o universo literário dos estudantes.
  • Incentivar, de maneira lúdica, a mediação da leitura possibilitando a construção de diferentes significados.

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:

  1. Escolha de um livro para leitura. O professor leva três livros e em votação escolhe qual será lido pela turma naquele mês.
  2. As atividades serão semanais e realizadas em forma de missões, e  os três primeiros a entregar ganharão mais pontos.
  3. As pontuações ocorrerão em equipe e individualmente, somando ao final para chegar à conclusão de quem serão os três vencedores.
  4. Em equipe, cada equipe cria um jogo que deverá conter perguntas sobre o capítulo lido naquela semana (tabuleiro com um formato de trilha. Ao cair em determinada casa, o jogador deverá responder perguntas.)
  5. O professor da turma também irá propor desafios/missões semanais conforme o capítulo lido. Criará uma espécie de enquete sobre os personagens, traços físicos, descrições de lugares...)
  6. Na medida em que os grupos vão realizando as missões a pontuação será contabilizada em um documento compartilhado com todos, para que possam saber o andamento de seu grupo e também seus resultados individuais.
  7. A etapa final será a produção de um vídeo animado com a ilustração do capítulo com a utilização de um aplicativo ou programa de computador retratando um capítulo do livro lido.
  8. O vídeo será exibido na sala de aula e os estudantes irão respondendo numa folha de respostas qual capítulo está sendo retratado. Cada resposta certa valerá 1 ponto.
  9. O estudante que obtiver mais pontos durante as missões ganhará um prêmio e fará a sugestão do próximo livro lido.

ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO:

Será avaliada a participação e o número de acertos nas missões propostas, sendo atribuído um valor para a atividade.

RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se que os alunos gostem da atividade e despertem o interesse pela leitura.

REFERÊNCIAS:

Foucambert, J. 1994. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas.

Martins, M. H. 2006. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (271.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com