TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATERIAIS E PRODECIMENTOS

Tese: MATERIAIS E PRODECIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Esta obra tem por objetivo acrescentar conhecimentos sobre “leituras sem palavras”, que também é o título da obra que estou fazendo a resenha. Há signos que falam sem palavras e são altamente eficientes no mundo da comunicação , como por exemplo a maneira de se vestir os gostos , cores ,formas , marcas.A forma de se vestir os hábitos significa o que queremos comunicar, o que queremos que pensem de nois ,a escrita e a fala não os únicos meios de comunicação ou seja podemos nos comunicar através de televisão, telégrafos,rádio, imprensa, etc. Nos tempos da modernidade a sociedade se utiliza de todos os meios tecnológicos, mas não dispensa os signos,podemos transmitir mensagens e será compreendida pelo emissor e receptor.

O texto não tem a pontuação revisada, por isso fica mais difícil de entender.

Grifei alguns problemas que precisam ser revisados.

Faltam elementos essenciais para a introdução ficar completa, como dados sobre o autor, forma como será desenvolvida a resenha e construção textual revisada.

1 .MATERIAIS E PRODECIMENTOS

1.1. COMUNICAÇÃO SEM PALAVRAS

A fala e a escrita não são os únicos meios de comunicação pode se adotar telefone, telégrafo, rádio televisão, imprensa Meios de comunicação fazem com que cidades, países, hemisférios se comuniquem de forma que todos entendam faz-se o uso de código de uma maneira unificada de forma clara sendo possível a compreensão de uma mensagem, ou seja, comunicação clara entre o emissor e or. receptor

1.2 COMUNICAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA CULTURAL

O modo o qual é representado a linguagem não é exclusivamente verbal, o traje para cobrir o corpo , meio de transporte dizem sem palavras as preferências , o modo de se vestir deixa evidente os nossos gostos.

A escolha de cores, modelos ,tecidos,marcas significa expectativas sócio-econômicas, revela o que queremos que pensem de nós.

As escolhas representadas são signos da auto-imagem que queremos comunicar.Estes signos falam sem palavras são linguagens não verbais altamente eficientes no mundo comunicação humana.

1.3 . IMAGEM E SIMULACRO

Toda representação é uma linguagem, uma reprodução possível ou eventual no mundo a partir de um sistema de signos.

O objeto mais presente e exigente de todo processo de comunicação é o próprio universo, o próprio real,todo processo de comunicação é imperfeito certamente parcial.

1.4 CÓDIGO E SINTAXE

Codificação é uma representação do universo, decodificar é escrever linguagem clara e conhecer e conhecer o instrumento de codificação, o signo, símbolo, sinal indicativo, mais a sintaxe que identifica relação entre a disposição das palavras nas frases.

A capacidade de representar a linguagem é mais segura e detalhada em relação ao objeto representado, a possibilidade de identificações do universo se faz tanto mais seguras quanto mais fiéis.

1.5 ASSOCIAÇÕES

A expressão de cada sentido alia-se a capacidade lógica da cultura ocidental.

A associação é feita pelo hábito da proximidade, assim é reconhecido por todos a parte verbal é utilizada sujeito-predicado-complemento.

È o modo suficiente para expressar a relação em frases subordinadas que exercem as seguintes funções; sujeito,objeto,adjunto verbal.

A cultura ocidental nos ensinou a realizar e a associar de maneira que não perde o sentido e principalmente entre duas unidades numa sequência de fala, desta maneira qualquer pessoa é capaz de entender.

Para se utilizar claramente a associação por similaridade fica claro que ao lado do verbal falado ou escrito ; a comunicação humana utiliza-se de outros recursos expressivos.

1.7. INFORMAÇÃO E SEMIÓTICA

A Semiótica e a Informação dependem uma da outra.

Entende-se por Semiótica discursivo de diferentes sistemas de signos de comunicação entre pessoas que associa ideias com um senso comum na utilização desses vocábulos.

Identificar e definir a natureza de um signo a relação que mantém com o objeto representativo, a relação de interpretação total ou pessoal se estabelece; os padrões de uma linguagem.

Todo sistema de representação tem uma lógica que o caracteriza; o estudo científico chama-se semiótica.

Percebe-se a participação do informacional na construção do real é indispensável usar juízos e conceitos e também é necessário combina-los.

2. O TEXTO NÃO- VERBAL

2.1 LEITURA E TEXTO NÃO VERBAIS

Ambos são manifestações de uma linguagem.

O texto é uma linguagem-objeto, é uma linguagem exata, a leitura é uma interpretação que devemos ter conhecimento através de experiências e sobretudo co o auxílio de observação e comparação entre elementos.

2.2 O TEXTO NÃO-VERBAL

O texto não -verbal é evidenciado através do conhecimento; que a partir de tudo o contexto é possível produzir um texto;é a linguagem de linguagem.

O texto não verbal se da através da experiência do dia-a-dia, a leitura não verbal depende do que acontece no cotidiano.

2.3 MEIOS QUENTES E FRIOS

O Signo não-verbal é um meio frio pois as informações são ricas porém cheias de dados aumentando assim o esforço para compreensão do receptor.

2.4.LINGUAGEM SE CÓDIGO

O texto não-verbal é uma linguagem se código, no texto não-verbal não encontramos signos, mais sim uma variedade como sons,cores,traços,cheiros,são os cinco sentidos, são desintegrados,fragmentados.

O texto verbal não tem significado mas podemos produzi-lo, a cidade esta repleta de textos no verbais que se mostram nos mais variados lugares e formas; arquitetura,paisagem,desenhos urbano, meio de comunicação. O nome não-verbal se justifica porque nele a palavra não apresenta uma lógica central que distingua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com