TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Trabalho Academico

Trabalho Universitário: Metodologia De Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 3

FÔRMAS PARA CONCRETO

ANO: 2014

CURSO: Engenharia Civil

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa visa desenvolver um estudo comparativo de fôrmas metálicas para concreto e módulos de concreto pré-moldado de casas habitacionais.

Casas que são construídas a partir de formas metálicas requerem processo onde é montada a fôrma em metal de todas as paredes da casa, que serão preenchidas com concreto, antes disso acontecer, é montado dentro dessa fôrma as treliças, malhas de ferro, tubulação da rede elétrica, agua e esgoto, para somente após essa montagem o concreto ser injetado e só assim depois do período de cura do concreto, ser desformado e os acabamentos serem aplicados para ter a casa pronta.

Por outro lado nas casas de concreto, pré-moldados, os módulos são construídos na fabrica seguindo o projeto original e montado no canteiro de obra, gerando menor quantidade de resíduos no canteiro de obras.

As casas feitas nas fôrmas tem um período de termino da obra curto, podendo assim aumentar a quantidade de unidades feitas, em tempo reduzido, ou seja, esse estilo de obra é viável apenas para projetos habitacionais, onde a quantidade de casas é grande e o tamanho do projeto de cada uma delas é menor o que reduz a quantidade de fôrma necessária por unidade. Uma das vantagens é a reutilização dessas fôrmas, o que acarreta em um menor valor de custo para a construção de conjuntos habitacionais e também a redução na quantidade de mão de obra necessária para o desenvolvimento desse método. Outro fator também que deve ser visto com cautela é o tempo que esse concreto será desenformado, pois se ocorrer a desforma antes do tempo certo de cura, poderá ocorrer danos na estrutura, causando a diminuição de resistência do mesmo.

As casas feita de concreto pré-moldado, diminui ainda mais o tempo de obra, pois como os módulos vem pronto de fabrica, na obra é feita apenas a fundação e junção dos módulos de concreto pré-moldado, a quantidade de resíduos é mínima, mão de obra reduzida, porém há a necessidade de contratação de um caminhão para içar as peças e coloca-las em suas devidas posições, após o termino das junções dos módulos, pode-se aplicar os revestimentos.

Com os resultados em mãos após análise dos métodos construtivos, iremos objetivar, menor custo e sustentabilidade de ambos, pois, com menor custo, o valor dos imóveis diminuem, causando um aumento nas vendas, por conta do valor mais acessível. Já em questão de sustentabilidade, todas as obras devem seguir leis que regem sobre os resíduos e impacto ambiental causado por essas obras, então quando se gera menos resíduos no canto de obra, além de ficar dentro da lei, não causará tanto dano ao meio ambiente que já vem sendo devastado.

2 JUSTIFICATIVA

A importância de se realizar esta pesquisa está na contribuição que a mesma trará na comparação que será realizada entre as duas formas de construção estudadas, evidenciando aspectos como custo benefício, preservação do meio ambiente e redução do tempo da obra. Possibilitando a construção de maiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com