TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meu Pe De Laranja Lima

Artigo: Meu Pe De Laranja Lima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

Meu Pé de Laranja Lima

O Livro meu Pé de Laranja Lima narra a história de Zezé, um menino de apenas 5 anos de idade, de uma família muito pobre e de muitos irmãos. Seu pai era desempregado e sua mãe era a única a trabalhar em sua casa para manter a família. Zezé era quem cuidava de seu irmão mais novo, Luiz.

Zezé era conhecido por suas travessuras em toda vizinhança. Em sua casa sempre era chamado de “o diabinho”. Era uma criança muito inteligente e seus momentos de atenção e aprendizado era com seu tio Edmundo. Por ser uma criança precoce, aprendeu a ler muito cedo e sozinho, deixando todos admirados e sem saberem como isso havia acontecido, nem mesmo Zezé sabia explicar. Como toda criança, Zezé causava vários rebuliço, e sempre apanhava muito. Muitas vezes até sem merecer.

Na escola era admirado pela professora que o via como um garoto bondoso e que se preocupava com os outros.

A história de Zezé se baseava numa realidade de vida triste, de sonhos e imaginações.

Para fugir das dificuldades e das surras exageradas e de muitos de seus sonhos não realizados, como o de ganhar um simples presente na ceia de natal, Zezé se refugiava em seu mundo de imaginações, cheio de animais e seu amigo confidente Miguinho, o seu Pé de Laranja Lima. Ali, debaixo da árvore, brincava e conversava com Miguinho e por horas podia se ver longe da sua realidade de vida.

Zezé em uma de suas traquinagens, acabou conhecendo o Sr. Portuga, que depois de ter sido uma das pessoas que o bateram, acabaram se tornando grandes amigos. Zezé via em Portuga o pai que nunca teve. Com ele se sentia seguro e amado. Os momentos que passaram juntos foram suficientes para que Portuga aprendesse a amar Zezé e ver nele um grande coração, e também para Zezé ver em Portuga toda atenção e carinho que nunca havia recebido em seu lar, chegando ao ponto de pedir para ser filho do seu mais novo amigo. Sempre com tantos acontecimentos, Zezé não deixava de compartilhar seus momentos com seu confidente. Menos se esperava e lá estava Zezé conversando e viajando em sua imaginação, junto com seu amigo o Pé de Laranja Lima.

A vida de Zezé sempre foi muito difícil. Com tantas dificuldades e muitas surras exageradas, Zezé não vê mais motivos para continuar vivendo, pensando até mesmo em se matar, mas Portuga preocupado o tira de ideia. Mas infelizmente algo que Zezé não esperava aconteceu. Portuga acaba morrendo de desgosto ao bater seu carro no trem.

Zezé já vinha sofrendo por saber que teria que cortar seu Pé de Laranja Lima devido seu tamanho e com mais esse golpe duro da vida ele acaba ficando muito doente. Recebe visita dos seus vizinhos, seus pais passam a preocupar com ele, sua irmã que muitas vezes o defendia sempre estava presente. Mas ninguém imagina o motivo pelo qual Zezé estava sofrendo tanto.

Com o passar dos dias Zezé vai se recuperando. Acaba até recebendo a notícia do seu pai que já não vão mais cortar o Pé de Laranja Lima, mas para ele o seu Pé de Laranja Lima já havia sido “cortado” de sua vida. Portuga tinha passado a ser seu grande amigo e confidente, e como já não estava mais presente em sua vida para Zezé só havia restado a dor e a saudade. Nem mesmo conseguia mais fugir para seu mundo de imaginações, pois a cada dia se perdiam na realidade triste e difícil de sua vida. O mundo de Zezé agora era o real e não mais o imaginário.

Ao analisarmos o livro podemos observar logo nos primeiros capítulos o contexto vivido por aquela família. Zezé vivia em uma casa alugada, membro de uma família muito pobre e de muitos irmãos. Seu pai sempre bebendo devido o fato de ter sido demitido e estar desempregado e sua mãe ausente de seu papel por ter que trabalhar horas e horas para manter a despesa da casa.

Por consequências de tantas dificuldades, os filhos eram deixados a mercê da vida. Uma já havia sido entregue para ser cuidada por outros. Esse fato deixa registrado na vida de Zezé a questão de que os que viviam ali com sua família acabariam não sendo “gente”.

Ele era apenas um menino de 5 anos de idade, e por ter que cuidar do seu irmão mais novo acabou adquirindo uma responsabilidade que não era para ele.

Apesar de Zezé ser uma criança precoce e muito inteligente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com