TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laranja Mecanica

Pesquisas Acadêmicas: Laranja Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 3

Laranja Mecânica

Um clássico no mundo da psicologia. Baseado no livro de Anthony Burgess, Laranja mecânica é um filme de Stanley Kubrick e lançado na Inglaterra no ano de 1971.

O clássico gira em torno do comportamento de seu personagem principal: Alex (Malcom McDowell), um jovem que reside junto de seus pais, porém ausentes e estranhos.

Inteligente, fã de Beethoven, cínico e “amante” da ultra-violência.

Alex, é líder de um grupo de delinqüentes, que roubam, espancam, estupram... Enfim, sentem prazer na dor e no sofrimento alheio.

O garoto vive em um mundo totalmente seu, sem limite e como se não tivesse nada a perder.

Um mundo adaptado a sua insanidade, feito de gírias próprias ou quem sabe podemos chamá-las até de idioma.

Totalmente esquisito Alex e sua gangue têm um estilo nada agradável, tomam leite com droga e usam roupas brancas que causam certo incomodo a quem vê.

Então, em uma de suas aventuras, o adolescente comete um assassinato e é traído por seus companheiros, resultando assim na sua prisão, onde fica por algum tempo, até descobrir um método do governo que dizia recuperar os presos em um ano.

Alex se dispõe a fazer esse tratamento chamado Ludovico, um método Behaviorista, que condicionava os presos a não ter mais atitudes de violência.

Alex era condicionado da seguinte forma: Sentado em uma cadeira, amarrado, com ganchos nos cílios para não fechar os olhos, era colocado então um filme com cenas de violência e sexo, o jovem era obrigado a assistir cena por cena.

Em um tempo certo, antes de cada sessão lhe era aplicado um medicamento, que para ele se tratavam de algumas vitaminas, quando na verdade serviam para causar náuseas enquanto assistia ao vídeo.

Em uma das sessões, sem querer descobriram o apego de Alex com a música clássica, ele entrava em desespero quando tocava a música junto do vídeo.

Após várias sessões, o adolescente já condicionado, todas as vezes que pensava ou tentava praticar algum ato de violência, logo sentia um grande mal-estar.

Alex estava “curado”.

O jovem volta pra casa, chegando lá, depara com um estranho que havia tomado o seu lugar em sua própria casa.

Desconsolado e sem rumo, ele sai pelas ruas, encontra várias de suas vítimas, que se vingam das atitudes grosseiras que um dia Alex cometeu contra cada uma delas, inclusive os companheiros que o traíra, que é claro, não perdera a oportunidade de se vingarem também, o espancam até quase a morte.

Muito machucado, pára na casa do escritor, do qual Alex havia estuprado a sua mulher.

Logo o escritor descobre quem é o tal, chega a sua vez de se vingar; trancando o jovem em um quarto, ele o enlouquece tocando a nona sinfonia de Beethoven, até Alex tentar o suicídio pulando da janela.

Ferido, Alex vai parar no hospital.

O garoto recebe uma visita do ministro, pois sua moral havia sido rebaixada por causa da tentativa de suicídio de Alex.

Por esse motivo, oferece a Alex dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com