TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Paper

Pesquisas Acadêmicas: Modelo De Paper. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.268 Palavras (14 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 14

ESTUDO SOBRE A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ZONA DE AMORTECIMENTO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

Carina Lorentino Silvério

Professora – Mara Brognoli

Centro Universitário Leonardo da Vinci– UNIASSELVI

Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM 0034) – Prática do Módulo VI

27/06/2012

RESUMO

O atual trabalho resgata o resultado de uma pesquisa empírica e exploratório – descritiva que teve como objetivo demonstrar as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos na Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação Parque Estadual Serra do Tabuleiro, explicitando assim, a situação atual da gestão de resíduos sólidos em algumas regiões do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sendo estas, o município de Águas Mornas, Florianópolis, São Bonifácio e Santo Amaro da Imperatriz. Podendo-se assim, buscar a contemplação dos aspectos referentes à geração, segregação, condicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e à disposição final dos resíduos.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Zonas de Amortecimento. Serra do Tabuleiro.

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa buscou fazer uma análise dos principais aspectos relativos aos resíduos sólidos, do seu cenário histórico e atual nos municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e São Bonifácio, municípios estes, localizados na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A escolha do tema baseou-se na importância da disposição final dos resíduos sólidos, como forma de manejo positivo, a fim de mitigar estes resíduos gerados pela ação antrópica e assim reduzir os impactos ambientais. Tendo em vista que é um tema ambiental que vem sido muito abordado no mundo todo. Organizações ambientais vêm alertando sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos, incentivando as pessoas a seguir a política ambiental de forma correta para o bem de todos.

2 PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO

2.1 LOCALIZAÇÃO

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está localizado entre as latitudes de coordenadas geográficas: 27o41’09”S; 28º12’42”S e entre as longitudes 48o49’20”O e 48o25’08”O. É a maior Unidade de Conservação de Proteção Integral no Estado de Santa Catarina, ocupando aproximadamente 1% do território do Estado, com uma extensão de cerca de 90.000 hectares.

A sua criação ocorreu através do Decreto n° 1.260/75 e abrange áreas de nove municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Garopaba e Paulo Lopes. Sua extensão compreende as Serras do Tabuleiro, ao norte; o morro do Cambirela, a nordeste; a Serra do Morretes, a leste, e a Serra do Capivari, ao sul. Nos municípios de Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba, tem-se o ambiente da planície litorânea. No município de Palhoça situam-se as planícies do Maciambu e Embaú e o mangue do Aririú; no município de Garopaba, a orla litorânea do Siriú. Engloba também as ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Ilha dos Papagaios Pequena, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da ilha de Santa Catarina. (EPAGRI, apud SOCIOAMBIENTAL, 2002)

2.2 HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO PARQUE

A maior unidade de conservação de proteção integral do Estado foi criada em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O nome da unidade de conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque, que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representados no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

No litoral, sob forte influência marítima, são encontradas as formações de restinga e manguezal. A floresta ombrófila densa, riquíssima em plantas epífitas, cobre as serras e ocupa a maior parte da área do Parque. Nas encostas superiores da serra, envolta em neblina formada pela condensação da umidade que chega do mar, aparece a matinha nebular. Nas partes mais altas do Parque se faz presente a floresta ombrofila mista (floresta com araucárias) e os campos de altitudes. Cada ecossistema tem sua fauna e flora características, assim como suas espécies dominantes. As ilhas costeiras que fazem parte da unidade também apresentam suas singularidades.

Essencial para a proteção desses ecossistemas e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos. Protegidas pela exuberante vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, com um importante regulador climático para essas regiões.

Dentro da área do Parque no município de Palhoça, está a Baixada do Maciambu. Essa planície, que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro, é formada por cordões arenosos na forma de semicículos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos. A região e considerada, por isso, importante monumento geológico.

Por suas características, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental.

3 MUNICÍPIO DE ÁGUAS MORNAS

3.1 LOCALIZAÇÃO

Localizada na região da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com