TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Ortografia

Trabalho Escolar: Nova Ortografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 2

Nova correção ortográfica

A nova correção ortográfica entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, mas a grafia antiga ficou liberada até o fim do ano passado. Os especialistas acreditam que esses quatro anos são mais do que suficientes para que nós, usuários da língua, nos acostumemos às novidades. Calcula-se que, no Brasil, duas mil palavras sofreram alterações, totalizando 0,5% no total.

“É importante ressaltar também que o acordo não interfere na língua falada. Cada uma das nações de Língua Portuguesa mantém seus padrões de entonação e pronúncia. Essa diversidade de sotaques não será abalada. Por isso, a adaptação não deve ser tão difícil para quem escreve com frequência", afirma Irandé Antunes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual do Ceará. Além disso, o acesso a materiais escritos é maior do que há algumas décadas e tanto os principais jornais do país (como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo e Extra) quanto a maior editora de revistas (Abril) - já adotaram as normas da nova ortografia.

(Fonte tirada do site: educar para crescer)

QUAIS OS OBJETIVOS DA MUDANÇA ORTOGRÁFICA

Precisamente foram 18 anos de muito trabalho e discussão, para chegar a um acordo que permitisse á Língua Portuguesa ter apenas uma grafia(provavelmente o único idioma a ter duas normas oficiais).O objetivo principal dessas mudanças é o econômico:facilitando a integração comercial entre as nações.Também abrem as portas para o intercâmbio ciêntifico e cultural,onde a comunicação fica muito mais fácil e caem os custos de produção e adaptação de material impresso.O Português é a sexta língua mais usada no mundo,com 230 milhões de falantes(só fica atrás do mandarim,do inglês,do árabe,do espanhol,e do hindu ). ¨A circulação de livros entre os países pode proporcionar o maior contato com a cultura escrita¨,segundo Godofredo de Oliveira Neto,presidente da Comissão da Língua Portuguesa, órgão ligado ao MEC, responsável pela implementação do novo acordo ortográfico. As conversas para unificar o idioma começaram entre Portugal e Brasil em 1990. Desde então, diversas reuniões foram realizadas e os outros países que têm o português como seus idiomas oficiais passaram a participar do debate.

QUEM ADERIU À NOVA REGRA:

Os países que fazem parte do Novo Acordo Ortográfico são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor leste.

Mudanças:

Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com