TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Banco de Dados

Por:   •  15/3/2020  •  Monografia  •  3.868 Palavras (16 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 16

Grupo Rhema Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

SINDROMES E TRANSTORNOS NA EDUCAÇÃO:

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O PROCESSO INCLUSIVO

DA SILVA, Mariana L.[1]

MOLARI, Mario [2]

RESUMO: A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que faz com que o indivíduo tenha um nível cognitivo e comportamental muito baixo do que é esperado para a sua idade. O presente trabalho tem por objetivo descrever o que a literatura tem apontado com relação aos desafios para o sistema educacional que inclui alunos com deficiência intelectual a fim de contribuir para seu desenvolvimento social e educacional. O caminho utilizado segue o caráter bibliográfico onde serão apresentadas afirmações de teóricos diversos sobre o tema. Apresente alguns resultados no resumo obtidos por meio da pesquisa: Será abordado um breve histórico sobre deficiência intelectual, estratégias de ensino para contribuir no aprendizado desses alunos e a importância do professor no aprendizado de alunos com tal deficiência. As considerações finais apontam que é importante preparar a comunidade escolar para o atendimento do aluno especial e capacitar os professores para que saibam lidar com situações diversas na sala de aula.

        

Palavras-Chave:Deficiência Intelectual; aprendizagem; escola; inclusão.

SUMMARY:Intellectualdisabilityis a developmentaldisorderthat causes the individual tohave a verylowcognitiveandbehaviorallevelthanisexpected for their age. Thispaperaimstodescribe what theliteraturehaspointed out regardingthechallenges for theeducational system that includes studentswithintellectualdisabilities in ordertocontributetotheir social andeducationaldevelopment. The path usedfollowsthebibliographiccharacterwherewillbepresentedstatementsofdiversetheoristsonthesubject. A briefhistoryaboutintellectualdisabilities, teachingstrategiestocontributetothelearningofthesestudentsandtheimportanceoftheteacher in thelearningofstudentswithsuchdisabilitieswillbeaddressed. The final considerations point out that it is importante to prepare the school community for thespecialstudentserviceandtoenableteacherstoknowhowtodealwithdifferentsituations in theclassroom.

Keywords: Intellectualdisability; learning; school; inclusion.

  1. INTRODUÇÃO

Escreva mais três parágrafos na problematização e Insira autores de forma indireta.

A deficiência intelectual diz respeito ao funcionamento da mente, que seria inferior à média estatística das pessoas e, principalmente, em relação à dificuldade de adaptação em seu meio de convivência.

O presente trabalho tem por objetivo descrever o que a literatura tem apontado com relação aos desafios para o sistema educacional que inclui alunos com deficiência intelectual, com objetivo de contribuir para seu desenvolvimento social e educacional.

A questão da Educação Especial inclusiva ganhou espaço no mundo, mais precisamente, nos últimos 20 anos. Pode-se dizer que esse movimento envolve ações nas áreas política, cultural, social, médica e pedagógica. O discurso sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular tem se propagado com grande velocidade entre educadores, familiares, governantes e demais autoridades que desejam uma sociedade mais igualitária.

Quais são as dificuldades enfrentadas na inclusão de alunos com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem? Para responder tal problemática o trabalho visa compreender os desafios no processo inclusivo dos alunos com deficiência intelectual no contexto escolar. Tem por objetivos específicos conceituar historicamente a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual no contexto escolar, indicar estratégias de ensino que contribuam no processo de ensino e aprendizagem de alunos com tal Deficiência e abordar a importância do professor para estes alunos no contexto escolar.

A metodologia utilizada para a pesquisa foi abordagem qualitativa caracterizada por pesquisa bibliográfica, por meio de interpretação dos fatos explorando as diferentes representações sobre o assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICOS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O conceito deDeficiência Intelectual, adotado atualmente foi instituído pela American Associationon Intelectual Development como “Incapacidade caracterizada por limitações significativas do funcionamento Intelectual e no comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais, originando-se antes dos dezoito anos de idade” (LUCKASSON E COLS., 2002, p.8).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (741.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com