TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desmatamento da Caatinga

Por:   •  9/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

O desmatamento da caatinga na região de Macambira

Gleíson Santos de Souza

Josevan Nascimento Fecundo

Luciano Costa da Silva

Luciano dos Santos Castros

Luis Henrique Castro da Silva

Este trabalho apresenta dados coletados pela equipe para a criação do artigo com o Tema Desmatamento que ocorre no bioma caatinga, exclusivamente o povoado de Macambira, município de Jaguarari- BA. Também apresenta as causas e os fatos que afetam essa mata nativa e só encontrada exclusivamente no Nordeste Brasileiro.

Palavra chave: Desmatamento, Nordeste, Caatinga, Jaguarari.


  1. Introdução

Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do Nordeste brasileiro, a caatinga vem sendo desmatada sobremaneira ao longo dos últimos anos. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 45% dos 734.478 km² originais de sua vegetação foram desmatados até o ano de 2010. No ano de 2015, um estudo mais aprofundado revelou que há uma proporção de 40% de Caatinga Preservada para 45% de Caatinga Degradada, 7,2% de Solo Exposto, 6,5% de lavoura e 0,7% de corpos d’água. Entre as áreas degradadas, cabe destaque para o espaço nos territórios do Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco.

A prezar de sua importância o bioma caatinga tem sido desmatado e transformado em pastos e áreas agricultáveis, “o desmatamento chegou a valores alarmantes de 46% da área total deste bioma” segundo relatório do ministério do meio ambiente (MMA) de forma acelerada, principalmente dos últimos anos devido ao consumo ilegal de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, pata fins domésticos e indústrias. A pecuária a agricultura também foram responsáveis pelo desmatamento da caatinga segundo o ministério do meio ambiente (MMA)

  1. Objetivo

  1.  Objetivo Geral

O objetivo geral foi identifica quanto ainda existe de vegetação caatinga preservada sem a interferência antrópica.  Após a leitura de diversos textos que falam sobre o assunto, tivemos a noção que o trabalho de pesquisa deveria ser minimizado para a área piloto, o povoado de Macambira (localizado 13,7 Km da sede) e suas adjacências, no municio de Jaguarari.

  1.  Objetivo Especifico

Como objetivos especifico desta pesquisa temos o mapeamento de áreas que ainda existam uma boa quantidade de caatinga preservada, assim podendo fazer o Mapa de área existente do bioma caatinga no município de Jaguarari, para que possamos abri os olhos dos moradores do munícipio é vizinho.

  1. Metodologia

A metodologia usada pelo grupo foi primeiramente pesquisas bibliográficas sobe o desmatamento da caatinga na região nordeste. Depois de verificar alguns artigos sobre o assunto, tivemos a ideia de minimizar a área de pesquisa para a região de Jaguarari, em especial área do povoado de Macambira.

Foram utilizados instrumento de navegação virtual, Google Earth. Após a delimitação da área de pesquisa fizemos buscas usando o Google Earth sobe a região de Macambira e suas proximidades, é foram selecionadas áreas com o maior desmatamento por hectare.

  1. Desenvolvimento

Elaboração é aplicação de questionários sobre o assunto, elaboração e aplicação de questionários com a população local, visitas de campo com o intuito de averiguar as áreas que foram escolhidas pela equipe, utilizando de instrumento de navegação virtual.

Foram identificadas, na região do povoado de Macambira quarto áreas onde a vegetação de caatinga ainda apresenta-se bem estruturadas ou levemente degradadas. Essas quatros áreas ocupam uma área total de 50 hectares e corresponde apenas 2% da área total do município de Jaguarari, ou seja , estes dado mostrados pela pesquisa reflete uma situação grave de degradação do bioma caatinga neste município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com