TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desmatamento na Amazônia

Por:   •  6/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 – Introdução

O desmatamento é o processo de desaparecimento da floresta em grande escala, e a causa raiz são as atividades humanas. O desmatamento é um efeito direto do homem sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para obtenção de solo para lavouras agrícolas ou extração de madeira na indústria madeireira.

1.1 – Justificativa

A conseqüência do desmatamento é o desaparecimento dos absorvedores de dióxido de carbono, o que reduz a capacidade do meio ambiente de absorver um grande número de causas desse efeito estufa e agrava o problema do aquecimento global.

Para conter a tendência do aquecimento global, alguns organismos internacionais propuseram propostas de reflorestamento, mas os ecologistas aceitaram apenas parcialmente a medida porque acreditam que a restauração de áreas desmatadas pode não só considerar a eliminação do dióxido de carbono, mas também pensar em reduzi-lo.

O florestamento é, no máximo, um grupo de árvores arranjadas em intervalos definidos artificialmente, em que aparece grama ou vegetação semelhante a um arbusto, geralmente não em florestas naturais. No pior dos casos, árvores não nativas serão plantadas, às vezes destruindo o substrato, assim como muitas plantações de pinheiros ou eucaliptos.

1.2 – O Desmatamento no Brasil

Segundo dados divulgados pela FAO em março de 2010, o Brasil reduziu a área líquida de desmatamento em 20 anos, mas ainda lidera o ranking, seguido por Indonésia e Austrália. A América do Sul perde cerca de 4 milhões de hectares todos os anos.

Existem três fatores importantes no desmatamento no Brasil: madeira, pecuária e cultivo de soja. Devido à maioria dessas atividades ilegais (principalmente na região amazônica), os danos às florestas estão aumentando.

No Brasil, os estados mais afetados pelo desmatamento são Pará e Mato Grosso. Este último é o campeão do desmatamento e mais recentemente foi palco de uma das maiores queimadas no Brasil, na região do pantanal. O bioma Pantanal já teve 12% de sua área destruída em 2020 com a ação do fogo, o que corresponde a uma área de 18,6 km².

O desmatamento é uma das intervenções humanas que mais comprometem a sustentabilidade ambiental da Amazônia. Na região amazônica, o desmatamento eliminou 17% da floresta original. Além disso, grandes áreas do bioma Amazônia vivem em pobreza e em florestas degradadas devido às queimadas e extração predatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com