TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nome Da Rosa

Monografias: O Nome Da Rosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO CIÊNCIAS SOCIAIS

Filme O Nome da Rosa

SÃO PAULO

2013

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA

Análise do Filme O Nome da Rosa

Trabalho para fins avaliativo apresentado a disciplina.

Ciências Sociais sob a simples orientação da Professora Mestra Teresinha Minelli.

.

SÃO PAULO

2013

Introdução

O filme, O Nome da Rosa ocorreu no ano de 1327 (século XIV), em um mosteiro Beneditino Italiano, onde ocorreram várias mortes.

Um monge Franciscano foi designado para investigar as mortes que estavam ocor-rendo no mosteiro, antes da chegada da delegação Papau.

Eles guardavam todos os pergaminhos e livros com textos científicos e filosóficos, tidos como proibido, e principalmente o que foi escrito pelo filosofo Aristóteles, pois enaltecia o riso, ofendendo profundamente a Igreja Católica.

Aspectos

O Filme se passava, dentro do Mosteiro Beneditino Italiano, a igreja católica domi-nava o cenário religioso, tinha um grande poder econômico, que influenciava a cultura medieval.

As praticas da igreja católica, julgavam o certo e o errado, o bem e o mal, que se-gundo eles eram a vontade de Deus. Mas como saber a vontade de Deus? Por e-xemplo, a questão do riso, era proibido, foi decidida como algo mal, pois o riso ces-sava o temor e que sem temor não haveria fé, se não houvesse temor ao não de-mônio não precisaria haver de Deus.

Questões que envolviam a politica, a Santa inquisição censurava e perseguia qual-quer ideologia que tentasse se opuser ou oferecesse algum tipo de duvida quanto aos textos da sagrada escritura, deste modo a igreja garantia o domínio da socieda-de.

Como a arma politica a Igreja Católica, a inquisição fazia valer o seu poder, domínio e dogmas, censurando e recolhendo para as suas bibliotecas os livros com elevado nível intelectual e cultural, capazes de despertar o questionamento social e religioso da sociedade.

A biblioteca aparece como o reservatório do saber, onde se encontravam livros com leituras proibidas, pois poderiam trazer uma nova interpretação da verdade de Deus, mostrando assim o poder da igreja sobre o povo, chegando inclusive a destruição do seu acervo.

Pois preferiam os ignorantes a dar ao povo a sabedoria, para não ter questionamen-to da Igreja.

Resumo dos aspectos principais do Filme

A história se inicia dentro de um mosteiro Beneditino Italiano da Igreja Católica.

Foi designado para investigar as mortes dos que estavam ocorrendo dentro do mos-teiro. A chegada do monge franciscano (Willian), para a investigação das mortes antes da chegada da delegação Papau, quando o monge franciscano começou a investigar, a primeira morte, que foi o suicídio da torre, os monges afirmaram que foi um acidente, encontraram o corpo mutilado, eles afirmaram que tinha sido uma força sobre natural (o demônio), boatos anticristo. Assim foram ocorrendo outra morte que foi do tradutor grego, que estava dentro do caldeirão, ele era tradutor dos livros de Aristóteles.

No mosteiro era extremamente dar risada, pois eles diziam que cristo não ria.

Irmão Francisco, sita um livro de Aristóteles e um dos monges, bate o pé e diz que nunca foi escrita esta obra.

Dentro do mosteiro havia poucos livros, e o irmão Franciscano Willian, começava a desconfiar que tivesse coisas escondidas dentro da torre principal do mosteiro, onde o acesso era proibido, ele então foi ao monge e pediu para deixa-lo entrar na biblio-teca.

Em seguida veio a 3º morte, por causa dos livros proibidos.

O ato intrigante é que os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos, e no decorrer do filme, mostram descobre-se que os mortos haviam manuseado um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com