TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SEUS BENEFÍCIOS

Por:   •  15/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

 

    

LUDMILA MANTUAN DOS SANTOS LIMA

SILVIA GODOY FURTADO

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SEUS BENEFÍCIOS 

 

   

Tutora: Katia Lima Matielo

 

   

Cachoeiro de Itapemirim/ES

        2021          

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SEUS BENEFÍCIOS

 

 

Trabalho final de conclusão de Curso sobre PAR - Plano de

Ações Articuladas no âmbito do Programa Formação pela

Escola.

 

 

Tutora: Katia Lima Matielo

 

   

Cachoeiro de Itapemirim/ES

        2021          

Sumário  

 

  1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
  2. O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SEUS BENEFÍCIOS .............................. 5
  3. CONCLUSÃO .......................................................................................................... 8
  4. REFERÊNCIA ......................................................................................................... 9 

 

 

 

 

          


INTRODUÇÃO

 

 O Plano de Ações Articuladas voltado para o município de Cachoeiro de Itapemirim, está iniciando sua 4ª versão  no ano de 2021. Cada estado e município têm seu PAR elaborado de acordo com as necessidades diagnosticadas em sua localidade. O PAR é um poderoso instrumento de gestão educacional onde por ele são destacadas as prioridades a serem tomadas para melhorias na educação a fim de ultrapassar as metas do índice de desenvolvimento da educação básica, definidos pelo Ministério da Educação. Cachoeiro de Itapemirim está localizado no Sul do Espírito Santo, a 135 km da Capital do Estado, Vitória. De acordo com o IBGE sua  população alcança a margem de 189.889 mil habitantes, com uma taxa de escolarização de 97,2% entre 6 a 14 anos de idade (2010), contando 75 estabelecimentos escolares de ensino fundamental com 23.829 matrículas, e 22 estabelecimentos de ensino médio com 5.782 matrículas no ensino médio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E SEUS BENEFÍCIOS 

 

 O PAR do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, em seu presente estado ocupando a 4ª versão do Plano de Ações Articuladas, de acordo com a equipe técnica e local, formadas para este fim e responsáveis pela elaboração do diagnóstico do município, de onde provêm ações para o desenvolvimento e planejamento desses planos, firmando termos de compromisso e convênio, de onde se origina os repasses de recursos voluntários, em concordância entre a Prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento, para a compra e posse de equipamentos, mobiliários, construções e reformas de obras, e contratação de serviços educacionais com prazos estabelecidos em sua vigência. São inúmeros benefícios conquistados através do PAR, abaixo na tabela constam recursos captados através do FNDE para o município de Cachoeiro entre os anos 2011 a 2020 e outros que aguardam aprovação para os anos 2021 a 2024.

 

 

2º PAR - 2011 - 2014

  • Aquisição de 1 ônibus escolar rural; Aquisição de mais um ônibus em espera;
  • Equipamentos e mobiliários para educação infantil; Aquisição de mais alguns em curso;
  • Construção de três creches nos moldes do FNDE, localizados no bairro Village da Luz, Boa Vista e São

Lucas;

  • Construção de uma quadra.

 

 

 

3º  PAR - 2016 - 2020

● Diagnóstico já elaborado juntamente com o planejamento. Aguarda-se o firmamento de contrato de Termo de Compromisso pelo FNDE.

 

 

 

4º PAR - 2021 - 2023

● Diagnóstico iniciado e monitorado pelo Plano Municipal de Educação + Plano Nacional de Educação Através da plataforma.

 

 

 

 

O PAR é um processo de planejamento da política de educação para ser implementado pelos municípios, estados e o Distrito Federal em um período de quatro anos, e é por ele que as políticas educacionais se tornam políticas estaduais no nosso país, e sua função é promover a melhoria da qualidade da educação pública, não permitindo que fique no esquecimento que educação é uma responsabilidade de todos. O Plano de Ações Articuladas recebe apoio técnico e financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, porém para manter-se ativo ele precisa do apoio e colaboração da sociedade, principalmente em participações nos planejamentos. O Simec é o órgão responsável pela elaboração do PAR e de todo acompanhamento do seu trâmite.  Portal de gestão por meio do qual o Ministério da Educação planeja e operacionaliza as ações do governo federal na área da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com