TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO- SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA

Trabalho Escolar: O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO- SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  847 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITARIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE LETRAS

O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA

NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO-

SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA

MAIZA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA

SUZANE FERREIRA DE SANTANA

BARRA DO GARÇAS

SETEMBRO DE 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITARIO DO ARAGUAIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

CURSO DE LETRAS

O QUE É FILOFIA DA EDUCAÇÃO-UMA DISCUSSÃO METAFILOSÓFICA

NIETZSCHE E A CRÍTICA LINGUISTICO-MORAL AO SUJEITO MODERNO-

SUAS CONSEQUENCIAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA

Trabalho do Docente Odorico Ferreira Cardoso Neto, sobre a crítica lingüístico-moral ao sujeito moderno e suas conseqüências para a filosofia da educação moderna, Curso de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso.

Docente: Odorico Ferreira Cardoso Neto

Barra do Garças

2009

Resumo

O presente trabalho tem como base abordar o tema “O que é Filosofia da Educação – Uma Discussão metafilosófica” levando em consideração o seguinte subtítulo Nietzsche e a critica lingüístico moral ao sujeito moderno - suas conseqüências para a filosofia da educação moderna. Nesse trabalho procuramos expor as idéias de Nietzsche, que como filósofo preocupou-se com as questões pedagógicas e educacionais, mostrando também sua critica aos filósofos, que para ele eram pessoas alienadas que buscavam uma verdade que talvez não fosse tão absoluta, muitas vezes essa busca seria apenas para satisfazê-los espiritualmente. Nietzsche acha que o homem pode ser mais feliz sem a angustia provocada por essa busca desenfreada pelo conforto espiritual.

Introdução

O objetivo primordial deste trabalho é mostrar que a critica de Nietzsche, é antes de tudo uma critica a verdade, ele quer saber por que sempre a verdade, e afirma que esta busca se resume apenas na busca do conforto espiritual.

Nietzsche critica a subjetividade. Para ele o sujeito era uma ficção gramatical, que se desenvolve a medida que passamos a viver em comunidade, já outros filósofos como Marx definia o sujeito como uma produção ideológica.

A filosofia da educação moderna consiste em fazer com que as crianças se auto-determinassem, ou seja, se tornassem sujeitos de tal forma que elas se conscientizassem pelos seus pensamentos e responsabilizassem pelos seus atos.

Desenvolvimento

Nietzsche foi um filósofo que se preocupou com as questões pedagógicas e educacionais, tanto que em suas quatro extemporâneas, ele se preocupou bastante á crítica ao historicismo e ao relativismo que na época permeava o ensino em universidades, e também denunciou a deterioração dos estabelecimentos desse ensino, mas não trataremos aqui deste assunto e sim de sua crítica à subjetividade moderna que atingiu o coração ao humanismo.

Nietzsche critica a verdade, esta não é uma crítica direta ao que diz respeito à noção de verdade estabelecida pela epistemologia e pela metafísica, pois não se trata de uma crítica filosófica, Nietzsche quer saber através da seguinte pergunta: “Por que sempre a verdade?” Nietzsche afirma que a verdade é basicamente impossível de ser alcançada que esta “vontade de verdade” está presente nos filósofos como um desejo cujos verdadeiros motivos são inconfessáveis por eles.Esses filósofos representam figuras de pessoas que fogem a realidade da vida, para Nietzsche a vida é a práxis que inclui o verdadeiro e o falso e não só o verdadeiro, o bem e o mal não só o bem.

Os filósofos querem a certeza de que a verdade é alcançável e alcançada por eles.Por isso a busca dessa vontade de verdade se torna um desejo de conforto para a alma. As religiões de piedade, a metafísica que assegura a verdade, os valores modernos como a democracia que dizem que todos são e devem ser iguais, são consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com