TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Um Relatório

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Um Relatório. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

O relatório

1. Conceito:

Trata-se de um documento por meio do qual expõem-se os resultados de atividades variadas.

O relatório assume, a cada dia que passa, maior relevo já que é impossível para um administrador ou um técnico conhecer e acompanhar pessoalmente todos os fatos, situações e problemas a serem examinados.

Para redigir um bom relatório, não basta alinhar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável. O relatório constitui um reflexo de quem o redige, pois espelha sua capacidade.

Lido, examinado e arquivado, ele será, a qualquer tempo, um documento hábil e a demonstração do trabalho de seu autor. Daí a necessidade de se estabelecer algumas normas básicas que garantirão ao texto coerência, tornando-o claro, fácil de ser consultado.

2. Normas para a elaboração de um relatório:

2.1 Extensão:

Sempre que possível, convém evitar relatório muito longo, pressupondo-se que ele é feito exatamente para economizar o tempo da pessoa que o lê.

Mas sua extensão depende do contexto para o qual ele é produzido, variando de acordo com a importância dos fatos relatados. Assim, um relatório de uma visita de inspeção, por exemplo, não se compara a um relatório de estágio.

2.2 Linguagem:

A linguagem deve ser objetiva, precisa, concisa e clara, sem omitir qualquer dado importante. Aconselha-se a elaboração de um relato sucinto, acompanhado de possíveis anexos, quadros e até gráficos.

2.3 Exatidão:

As informações devem ser precisas, não deixando qualquer dúvida quanto a problemas, números ou estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total.

2.4 Outros passos importantes:

Para preparar um bom relatório de estágio, é preciso cumprir bem algumas etapas, como:

* pesquisa

* preparação

* redação

* apresentação.

A pesquisa (coleta dos dados)

O texto do relatório é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Assim, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet.

Seleção de informações:

Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.

Atenção: A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte.

Partes do relatório

Possui as seguintes partes:

Capa

Folha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com