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O ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO ORIGEM

Por:   •  12/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.278 Palavras (10 Páginas)  •  64 Visualizações

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ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO

ORIGEM

A umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões

africanas, indígenas, orientais e europeias. É uma religião monoteísta e afro-brasileira,

surgida em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos

fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário

quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar". A umbanda é uma religião surgida nos

subúrbios do Rio de Janeiro. Em 1908, Zélio Fernandino de Moraes, nascido em São

Gonçalo/RJ, teria incorporado o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Este espírito o teria

ajudado a criar a religião de Umbanda. Rapidamente, ela se espalhou por todo Brasil e

outros países da América Latina. Suas crenças misturam elementos do candomblé, do

espiritismo e do catolicismo. Por isso, para muitos estudiosos, a Umbanda seria uma

espécie de candomblé sem sacrifícios de animais, algo que seria mais aceito pela

população branca e urbana da época. Ainda pegou conceitos do kardecismo, que estava

chegando ao país, como o de “evolução” e “reencarnação”. Também tem Jesus como

referência espiritual e é possível encontrar sua imagem em lugar destacado nos altares das

casas ou de terreiros de umbanda.

RELAÇÃO COM O CRISTIANISMO

A influência cristã também está presente na umbanda tendo como princípio norteador, a

caridade. Os Guias, com frequência, benzem e abençoam em nome de Jesus. É realizado o

batismo, o casamento, as cerimônias fúnebres, cultuação a anjo da guarda, comemoração

de Orixás em datas de Santos e em muitos Terreiros ainda permanecem as imagens

sincretizadas. Não se orientarem nem fundamentam seus ritos pela bíblia, porém

aproveitam de muitos ensinamentos nela presente. O Terreiro expressa em seus ritos o

princípio cristão do amor ao próximo, suas atividades têm como objetivo a caridade, sem

nenhum interesse por recompensas, reconhecimento ou qualquer tipo de benefício. A

humildade, outro ensinamento de Cristo, é um valor supremo na Umbanda. Ela acolhe a

todos, sem distinção alguma.

RELAÇÃO DOS ORIXÁS COM OS SANTOS CATÓLICOS

Os umbandistas acreditam que os orixás e as entidades ancestrais habitam outro plano de

existência. Os orixás, cultuados tanto na umbanda quanto no candomblé, foram associados

por adeptos dessas duas religiões aos santos católicos. Isso porque durante o período

colonial, quando os primeiros africanos foram raptados e trazidos para terras brasileiras

como escravos, a religião oficial da colônia era o catolicismo e qualquer ritual pagão era

duramente proibido. Para cultuarem seus orixás, os africanos foram aprendendo a disfarçar

seus rituais, criando um código onde cada orixá fosse representado por um ou mais santos

do catolicismo. A Umbanda, portanto, sincretiza os orixás com os santos católicos traçando

as qualidades dos orixás e suas semelhanças com os santos.

Dentre os orixás, os mais cultuados nos terreiros de umbanda são:

- Oxalá: o orixá mais importante, o primeiro e também o criador da humanidade. Seu

símbolo é o branco e sua qualidade é a sabedoria, filho do deus supremo do panteão

Iorubá. No sincretismo, é Jesus Cristo.

- Oxóssi: orixá da caça, identificado com as matas, os animais e as plantas, um guardião e

caçador. Seu símbolo é o arco e flecha. No sincretismo, é São Sebastião.

- Xangô: orixá da justiça, raios e trovões. O símbolo de Xangô é o machado de duas faces

em virtude de sua inclinação guerreira. No sincretismo, é identificado com São Jerônimo.

- Iemanjá: orixá feminina das águas salgadas, Iemanjá é a Rainha do Mar, mãe de todos os

adultos e também mãe dos orixás. Sua cor é o azul claro e o branco. No sincretismo é

identificada como Nossa Senhora.

- Ogum: orixá guerreiro, associado à metalurgia, coragem e força. Seu símbolo é a espada.

No sincretismo, é o São Jorge.

- Oxum: orixá feminina das águas doces, associada à maternidade, à fertilidade, à beleza e

ao amor. Seu símbolo é o ouro, e foi a segunda esposa de Xango. É identificada com Nossa

Sra. da Conceição.

- Iansã: orixá feminina dos raios, tempestades, trovões e vendavais. Guerreira mais valente

das Yabás. Divide com Abaluaiê o poder de encaminhar os mortos ao Orum (mundo

espiritual). Seu símbolo é o raio. No sincretismo, é Santa Bárbara.

- Exu: orixá mensageiro, dono das encruzilhadas e guardião das entradas. Seus símbolos

são o tridente ou o ogó (bastão de madeira). No sincretismo, é Santo Antônio, embora

também seja equivocadamente associado ao diabo.

Entre outros. Como os santos católicos

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