TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Raciocínio Crítico

Por:   •  2/12/2021  •  Dissertação  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar a consistência dos raciocínios, especialmente as afirmações que a sociedade considera verdadeiras no contexto da vida cotidiana. Ou seja, grande parte da sociedade creem em determinadas afirmações e as tem como uma forma de conhecimento do mundo, quando na verdade, muitas delas não passam de crenças arraigadas na sociedade transmitidas de geração para geração sem uma justificação plausível. Essa avaliação pode realizar-se por meio de procedimentos essenciais, que são eles através da observação, da experiência, do raciocínio ou do método científico.

A origem da reflexão filosófica é, no fundo, a origem do raciocínio crítico, que está na tomada de consciência por parte de todos de que existe um conflito entre as crenças. Estamos cientes de que é necessário avaliá-las pelo fato de todos possuirmos crenças que divergem, mas avaliar uma crença requer reflexão, o que é mais cômodo e mais fácil permanecer com tal crendice a revisá-la.

Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que faz uso de determinados argumentos para estabelecer uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara. Assim, é possível notar que o raciocínio crítico possui fundamental importância no que tange ao afastamento de irrealidade, isto é, o ato de prender-se às alienações e acreditar cegamente em coisas que não passam de meras crenças.

Portanto, torna-se indispensável a construção de um pensamento crítico, racional, como um método que leve as pessoas a enxergarem os ricos de certas crenças tidas como verdadeiras, mas sem fundamentos, uma vez que, além do raciocínio crítico formar pessoas que não aceitam quaisquer afirmativas sem boas justificativas, ele permite, ainda, tirar as mesmas do mundo das aparências e adentrarem no campo da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com