TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIDO DA SOCIOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO

Projeto de pesquisa: O SENTIDO DA SOCIOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICO DA EDUCAÇÃO

NAVIRAÍ - MS

2013

ADICLEIA SANTO CABIANCA - RA: 367871

ELISÂNGELA CORREIA CRISPIM - RA: 358655

RAFAELA FERREIRA RAMOS - RA: 373918

RENATA RAMOS DE FREITAS – RA: 377028

ROSANA SOARES DOS SANTOS - RA: 358696

FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICO DA EDUCAÇÃO

ATPS apresentado ao Curso de Pedagogia do

Centro de Educação á distância – CEAD da

Universidade Anhanguera UNIDERP como

requisito obrigatório para avaliação de

Fundamentos Sociológicos da Educação.

NAVIRAÍ – MS

2013

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................4

Desenvolvimento.....................................................................................................9

Conclusão.................................................................................................................10

Referência..................................................................................................................11

INDRODUÇÃO

Este trabalho mostra um estudo que se propõe fazer uma breve análise dos Fundamentos Sociológicos da Educação, mostrando sua definição a partir de Auguste Comte, Émille Durkheim, Karl Max e Max Weber e outros, sempre fazendo relação com a Educação e com o cotidiano da sociedade atual.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo oque se relaciona o homem, e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

A Sociologia da Educação nos ajuda a perceber as determinações sociais da nossa prática profissional, da configuração do sistema educacional no país, da sua inserção na estrutura de classes do capitalismo, do significado da educação no capitalismo, entre outros. Isso porque, a Sociologia da Educação pode auxiliar nós, futuros pedagogos a uma atuação mais comprometida, tendo mais claras as relações de poder que estão presentes na escola.

A partir das pesquisas realizadas, nosso grupo organizou o trabalho em tópicos que serão apresentados a seguir.

SIGNIFICADO DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

A palavra sociologia vem da fusão de dois termos: societas, termo em latim que significa sociedade, e logos, termo grego que significa estudo, ciência. Sociologia significa o estudo cientifico da sociedade, o estudo das formas de convivência humana. A sociologia estuda as relações sociais e a forma de associação. É uma ciência que estuda a sociedade por meio da observação do comportamento humano.

Foi um emitente pensador francês chamado Auguste Comte, o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, veio outros clássicos da sociologia como: Émille Durkheim, Karl Max e Max Weber.

Sociologia é o estudo e conhecimento dos agrupamentos humanos e das leis que os regem, ciência dos fenômenos sociais, ou seja, a sociologia é responsável por pensar o desenvolvimento humano e o processo de interação entre seus vários grupos.

Para compreender a sociologia no âmbito escolar é preciso que se entenda o que vêm a ser sociologia da educação. A educação é uma das grandes responsáveis pela transformação do ser humano e essa transformação passa do indivíduo para um contexto social, porque a partir do momento da transformação individual essa transformação se refletirá no meio social, sendo assim a educação torna-se importante meio de emancipação do homem, levando-o a uma participação mais ativa na sociedade e a tornar-se autônomo e com isso torna possível grandes mudanças sociais, assim sendo a educação é um instrumento capaz de preparar e modificar o futuro não só do homem, mas também ajudar na construção de um ideal coletivo que levará a importantes mudanças sociais.

Quando compreendemos a construção de condutas dentro do complexo contexto social nos tornamos capazes de posturas mais abrangentes e criticas com relação ao mundo que nos cerca.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

O filme “Entre os muros da escola”, trata de uma questão bastante pertinente, diante da busca dos professores pela melhor maneira de alcançar os alunos, considerando muitas vezes, a falta de interesse e indisciplina dos mesmos.

A prática pedagógica exige constante renovação. Se considerarmos os apelos e os estímulos aos quais estão expostos os nossos alunos, devemos então procurar formas criativas de conseguir seu interesse e atenção, seja por meio de estímulos visuais, ou tecnológicos, a ação do professor é indispensável, desde que ele considere a realidade de sua clientela, bem como os aspectos sociais e culturais desta, a fim de formar cidadãos pensantes, críticos e atuantes na sociedade em que vive.

No filme, professores se deparam com uma situação bastante difícil, envolvendo alunos (adolescentes) de periferia, sendo eles de culturas diferentes (africanos e asiáticos). A situação em si já gera conflitos, culturais, preconceitos e racismo. Diante disso, os professores tentam encontrar uma maneira de resolver tais conflitos. Isso exige grande comprometimento dos professores. A partir daí, diferentes técnicas são utilizadas, ou melhor, diferentes maneiras de se tentar aproximar dos alunos.

As tentativas são muitas, transitando do autoritarismo, onde os professores buscam impor sua autoridade diante dos alunos (tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com