TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminarista

Pesquisas Acadêmicas: O Seminarista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Título- O seminarista

Autor- Bernardo Guimarães

Editora- Ática S.A

Data de Edição- 1989

Ano de Publicação-1872

Biografia do Autor

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães, nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 15 de Agosto de 1825. Viveu em Uberaba, onde iniciou os primeiros estudos. Em 1847, matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Tornou-se amigo de Álvares de Azevedo e com ele participa da “Sociedade Epicuréia”. Em 1852 bacharela-se em Direito. Publica seu primeiro livro Cantos da Solidão, de poesias. É nomeado Juiz Municipal de Catalão, em Goiás. Em 1872 publica o Seminarista. Faleceu em 10 de Março de 1884 em Ouro Preto.

Outras Obras do Autor

Romance- O Ermitão de Muquém- 1869; O Garimpeiro- 1872; O Seminarista- 1872; Jupira-1872; O Índio Afonso- 1873; A Escrava Isaura-, 1875; Maurício- 1877; A Ilha Maldita; O pão de Outro- 1879; Rousaura a Enjeitada- 1883;O Bandido do Rio das Mortes- 1904.

Poesia- Cantos da Solidão-1852; Poesias- 1865; Novas Poesias- 1876; Folhas de Outono- 1883.

Outros Lendas e Romances- 1871; História e Tradições da Província de Minas Gerais- 1872; A Voz do Pajé (drama)- 1914.

O Seminarista

O livro conta a história de Eugênio que desde criança tinha duas paixões a por Margarida e por Deus. Na sua infância seu entretenimento além da companhia de Margarida, era também um pequeno oratório no qual zelava por ele. Em vista desse amor quando criança pela vida religiosa, seus pais entenderam que ele tinha nascido para ser padre, e que não deviam desprezar tão bela vocação. Naquela época ter um filho Padre era um glória, não havia carreira mais bonita, e honrosa.

Margarida, depois que seu pai morreu, ela e sua mãe foram acolhidas nas terras de Antunes (pai de Eugênio). Sendo assim ela e Eugênio cresceram juntos.

Eugênio foi mandado depois ao seminário de Congonhas, lá era um exemplo de boa conduta e aplicação. Sentia saudades de Margarida e de seus pais. Os padres estimavam as qualidades de Eugênio, e a vocação para Padre.Ao fato de alguns acontecimentos, descobriram a paixão que Eugênio tinha por Margarida. Os Padres junto com o pai de Eugênio, até mentiram que Margarida tinha se casado, para causar nele uma enorme decepção. E foi isso que aconteceu quando Eugênio recebeu a notícia entrou em desespero.

Enquanto na fazenda o pai de Eugênio expulsou Margarida e sua mãe Umbelina, das terras dele. As duas estavam na pobreza, vão morar na casa da tia de Margarida. A mãe de Margarida um tempo depois morre.

Anos depois Eugênio tomou os votos, e volta para sua terra, a Vila de Tamanduá. Foi feita uma reunião para receberem ele. Porém no decorrer da reunião, apareceu um rapaz e pediu a Eugênio visitar uma pobre mulher que estava à beira da morte e queria se confessar. Ao chegar na casa, Eugênio viu deitada na cama Margarida. Os dois conversaram, contaram os ocorridos, e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com