TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Macunaíma

Por:   •  18/6/2019  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

SOBRE O AUTOR:

Primeiramente vamos falar um pouco sobre o autor. Mário Raul Moraes de Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893 na cidade de São Paulo, foi um poeta, escritor, folclorista brasileiro. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação do livro Paulicea Desvairada.

Mario foi a figura central do movimento vanguarda de São Paulo por 20 anos. Por ter estado pessoalmente envolvido praticamente em tudo relacionado ao modernismo foi a força motriz da semana da arte moderna.

Andrade morreu em sua residência em São Paulo no dia 25 de fevereiro de 1945 devido a um enfarte do miocárdio.

CURIOSIDADES:

Macunaíma o herói sem nenhum caráter é um livro de 1928, considerada a obra prima do autor. Nascida das pesquisas que o autor fazia sobre as origens e as especificidades da cultura do povo brasileiro a obra se divide em 17 capítulos mais um epílogo a qual narra a história do herói índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte e transfiguração.

Resumo:

Macunaíma nasceu numa tribo amazônica. A família do herói era composta pela mãe e dois irmãos Manaape, um pajé e Jigue, um guerreiro.

La ele passou sua infância mas, não era uma criança “normal” como as outras.É um menino mentiroso, traidor, pratica muita safadeza, fala muitos palavrões, além de ser extremamente preguiçoso, que, só começou a falar aos seis anos de idade,e, quando enfim resolveu falar disse:“AI QUE PREGUIÇA”.

Cresce e se apaixona por Ci a mãe do mato, seu único amor, que lhe deu um filho, menino morto.

Depois da morte de Ci, Macunaíma perde um amuleto que um dia ela havia lidado de presente, era a pedra Muiraquitã. Até que descobre que sua pedra tinha sido levada por um mascate peruano, que morava em São Paulo.

Depois da descoberta destino de sua pedra, Macunaíma e seus irmãos resolvem ir atrás dela para recuperá-la.

A história a partir daí se discorre contando as aventuras de Macunaíma na tentativa de reaver a sua Muiraquitã que fora roubada.

Após conseguir a pedra Macunaíma regressa para sua tribo onde após uma série de aventuras finais finaliza novamente na perda de sua pedra.

Então ele desanima, pois sem o seu talismã que no fundo é o seu próprio ideal, o herói reconhece a inutilidade de continuar a sua procura, se transforma na constelação ursa Maior, que para ele, significava se transformar em nada que servir sim os homens, por isso, vai parar no campo vasto do céu sem dar nem vida a ninguém.

ADAPTAÇÕES:

Macunaíma foi adaptado para o cinema por Joaquim Pedro de Andrade em 1969.

Já em histórias em quadrinho em 2016 a editora Peirópolis publicou uma quadronização produzida pelos ilustradores Ângelo Abu e Dan X.

E, em 2008 a cantora Iara Rennó gravou o CD Macunaíma Ópera Tupi com 13 canções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com