TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Historia

Por:   •  18/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

Organização Internacional do Trabalho

Professor: Ismar Barbosa Leite

Aluno: Pedro Antônio da Silva Barbosa

Turma:2005

Disciplina: Sociologia

     Respostas dos Exercícios:

  1. O que é trabalho?

          Trabalho é qualquer atividade que envolva a natureza ou produz bens e serviços, independentemente da existência formal

  1. Faça um resumo histórico do trabalho.

          Antiguidade, por volta de 300 a.C. no Egito, escravidão coletiva (faráo), era a encarnação do próprio deus que comandava o trabalho e a preservação da vida.

          Antiguidade Ocidental: Grécia/Roma: Escravismo individual como modo de produção asiático nas sociedades hidráulicas (próximas e dependentes de grandes rios).

          Idade Média (Europa): Surge a servidão e o feudo é o centro de toda a atividade humana. Servo é diferente do escravo. Relação de senhores e servos.

          Idade Moderna/Contemporânea: Revolução comercial com grandes navegações (XV/XVI) e, posteriormente, a revolução industrial (século XVII/XIX), surge e se consolida o modo de produção capitalista, ideia do trabalhador livre, e que o mercado seria uma grande mercadoria regulado pelo mercado. O trabalho passou a ser o grande gerador de riquezas. As transformações técnicas trazidas pela revolução industrial, levaram ao desenvolvimento das cidades e do capital industrial, tornando-se hegemônico no séc. XIX, produzindo uma reorganização da economia mundial e o fim dos impérios absolutistas.

  1. O que é Fordismo?  

           Fordismo é a produção em massa com a padronização (tanto das tarefas quanto das produções). Articula inovações técnicas e organizacionais para “ otimizar “ (produzir mais com menos recursos) empregado por Henry Ford em sua fábrica de automóveis nos EUA.

  1. O que e Taylorismo?

           Taylorismo é o modelo criado pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor para treinar os trabalhadores para alta produtividade, pelo uso eficiente do tempo, divisão de atividades, separação entre concepção e execução de tarefas com economia de movimentos exercidos em cada função. Nesse modelo japonês de produção, o processo e o trabalho é flexibilizado: a mão de obra é multifuncional, ou seja, deve-se adequar a diferentes funções, há controle visual da produção final e a produção é estabelecida, segundo a demanda e a necessidade de produtos personalizados.

  1. O que é reestruturação positiva?

Chama-se reestruturação positiva o que veio da Europa 1970/1990, chegou ao Brasil em 1990, período marcado por ajustes políticos e sociais nas relações de trabalho. Somos ainda uma sociedade estruturada pelo trabalho, socialmente organizado. Novas tecnologias extinguiram postos de trabalho, e criaram outros.

 

  1. O que é desemprego estrutural?

É o resultado das mudanças na estrutura da economia, embora tenha empregos ele não atende as demandas. Um exemplo disso são as tecnologias na agricultura provocaram êxodo rural.

 

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com