TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O William Shakespeare

Por:   •  7/11/2017  •  Seminário  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL SANDRA CAVALCANTE

LHARA LUNA DE SOUZA CRUZ

WILLIAM SHAKESPEARE

BIOGRAFIA E OBRAS

                           

Manaus-AM

2015/1

CENTRO EDUCACIONAL SANDRA CAVALCANTE

LHARA LUNA DE SOUZA CRUZ

WILLIAM SHAKESPEARE

BIOGRAFIA E OBRAS

[pic 1]

                           

Manaus, 04 de Abril de 2015

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Reconhecer a importância e valor inestimável, universal e eterno das obras de William Shakespeare para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Diferenciar as teorias sobre sua vida e suas obras.
  • Valorizar a obra de Shakespeare, destacando o romance de Romeu e Julieta.
  • Identificar as principais obras de Shakespeare e sua importância na literatura atual.

3. JUSTIFICATIVA

        Não há quem nunca tenha ouvido falar deste célebre dramaturgo e poeta inglês, conhecido como um dos maiores autores de língua inglesa, um dos mais inspiradores na esfera do Ocidente. Os estudiosos levantam várias hipóteses sobre a vida deste britânico, mas boa parte do que se escreve sobre sua vida é tecida por teorias diversas e especulações. Alguns chegam a afirmar que ele não teria existido, e que suas obras pertenceriam, na verdade, a outros autores. Há quem também levante a hipótese de que William Shakespeare teria sido um mero ator se passando pelo dramaturgo responsável pelas obras nas quais ele apenas atuava.

O que conta, porém, é o valor inestimável, universal e eterno de suas obras, que transcendem o tempo e o espaço, renascendo sempre através das mãos de autores que as adaptam constantemente para o teatro, o cinema, a TV e a literatura. Raramente se encontrará alguém, em cada geração, que não tenha assistido ou lido alguma versão de Romeu e Julieta, ou não tenha conhecimento dos dilemas de Hamlet: “ser ou não ser, eis a questão” (GREENBLATT, 1997).

        Ao completar 18 anos, de acordo com alguns acadêmicos, ele contraiu matrimônio com Anne Hathaway, com quem teve três filhos – Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney. Em 1591 ele parte para Londres, tentando encontrar o caminho profissional tão desejado, na esfera cultural. Entre 1582 e 1592 ele atuou como ator, dramaturgo e dono da companhia teatral Lord Chamberlain’s Men, depois consagrada como King’s Men. A criação de sua primeira peça, Comédia dos Erros, iniciou-se em 1590 e completou-se quatro anos depois. Ele também escreveu, nesta fase, pelo menos 150 sonetos. Sua fama, porém, foi conquistada não por seus poemas, mas sim por suas peças.        

4. PROBLEMA

4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

        Como dramaturgo, escreveu não só algumas das mais marcantes tragédias da cultura ocidental, mas também algumas comédias. Sua obra foi traduzida em vários idiomas, pelo seu caráter universal: seus temas são facilmente transponíveis para qualquer cultura.

        Pensa-se que terá escrito a maior parte das suas obras de 1585 a 1610, ainda que as datas exatas não sejam conhecidas com precisão. Inserir Shakespeare na literatura infantil não é tarefa fácil. Alguns autores catalogam a sua literatura como pertencendo a um movimento ou período artístico denominado Renascimento inglês, enquanto outros preferem falar em período Early modern (a tradução literal seria primeiro modernismo, expressão que, contudo, em português, tem outro significado).

4.2 OBJETO DE ESTUDO

  • Como incluir as obras de Shakespeare no cotidiano?

5. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como finalidade valorizar as obras de Shakespeare, que é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje e são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.

        Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de "bardolatria". No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

6. DESENVOLVIMENTO

        William Shakespeare era filho de John Shakespeare, um bem-sucedido luveiro e sub-prefeito de Stratford, vindo de Snitterfild, e Mary Arden, filha afluente de um rico proprietário de terras. Embora a sua data de nascimento seja desconhecida, admite-se a de 23 de Abril de 1564 com base no registro de seu batizado, a 26 do mesmo mês, devido ao costume, à época, de se batizarem as crianças três dias após o nascimento. Shakespeare foi o terceiro filho de uma prole de oito e o mais velho a sobreviver.

        Foi em Londres onde se atribui a Shakespeare seus momentos de maiores oportunidades para destaque. Não se sabe de exato quando Shakespeare começara a escrever, mas alusões contemporâneas e registros de performances mostram que várias de suas peças foram representadas em Londres em 1592. Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I. O teatro deste período, conhecido como teatro elisabetano, foi de grande importância e primor para os ingleses da alta sociedade. Na época, o teatro também era lido, e não apenas assistido e encenado. Havia companhias que compravam obras de autores em voga e depois passavam a vender o repertório às tipografias. As tipografias imprimiam os textos e vendiam a um público leitor que crescia cada vez mais. Isso fazia com que as obras ficassem em domínio público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com