TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME – O MERCADR DE VENEZA (2004), BASEADO NA OBRA DE WILLIAM SHAKESPEARE

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 14

                                       [pic 1]

                                            UNIVERSIDADE PAULISTA

                               INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - ICJ

                                                CURSO DE DIREITO

            APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                           SÃO PAULO – SP

                                                        2014

                                  [pic 2]

Edgar Machado – B92HCJ – 0.

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ANÁLISE DO FILME – O MERCADR DE VENEZA (2004), BASEADO NA OBRA DE WILLIAM SHAKESPEARE

Trabalho designado às Atividades

Práticas Supervisionadas,

apresentado como exigência

para avaliação do segundo bimestre,

em forma de disciplina no 2º

semestre de 2013 do curso de Direito

da Universidade Paulista – UNIP,

apresentado no 1º semestre de 2014

na forma de Dependência (DP).

                                           

                                                SÃO PAULO - SP

                                                      2014

                                             

  SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- VIDA E OBRA DE WILIAM SHAKESPEARE E DE MICHAEL RAFORD

3- RESUMO DA OBRA

4- ENTENDENDO VENEZA

5- ANÁLISE DO CASO

5.1- SEGUNDO A DISCIPLINA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

5.2- SEGUNDO A DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL (TGDC)

       5.3- SEGUNDO A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS

 5.4- SEGUNDO A DISCIPLINA DE TEORIA GERA DO CRIME (TGC)

 5.5- SEGUNDO A DISCIPLINA DE CIÊNCIA POLÍTICA

 5.6- SGUNDO A DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir é baseado na análise do filme “o Mercador de Veneza” de 2004, com adaptação da obra de William Shakespeare com o mesmo título. Para um melhor conhecimento da obra e melhor produção desta Atividade Prática Supervisionada, será usado como base tanto o filme, do produtor. Michael Radford, quanto o livro de Andrew Matthews, com adaptação da obra de William Shakespeare. Serão analisadas dentro destes, o conteúdo das disciplinas de Direitos Fundamentais, TGDC, Ciências Sociais, TGC, Ciência Política e Comunicação e Expressão, aplicadas no 2º semestre do curso de Direito da Universidade Paulista. Este trabalho deverá ser utilizado como disciplina dentro da grade curricular, denominada Atividades Práticas Supervisionadas (APS), na forma de Dependência (DP), com o intuito de nos possibilitar o uso das diferentes disciplinas abordadas no semestre, relacionando-os no eixo pedagógico do curso, de forma a promover o conhecimento dos desafios do mundo jurídico.

Terá como conteúdo a vida e obras do autor do texto proposto, assim como da produção do filme, como forma de conhecimento; O resumo da obra, para o melhor entendimento do que trata o assunto; A exposição do tempo histórico em que Veneza é retratada; A análise do caso segundo cada uma das matérias (Direitos Fundamentais, Teoria Geral do Direito Civil, Ciências Sociais, Teoria Geral do Crime, Ciência Política e Comunicação e Expressão).

2. VIDA E OBRAS DE WILLIAM SHAKESPEARE E DE MICHAEL RADFORD

William Shakespeare (1564-1616), famoso poeta e dramaturgo inglês, filho de John e Mary, viveu na cidade de Stratford-upon-Avon. Casou aos 18 anos com Anne Hathaway com quem teve três filhos, Susanna, e os gêmeos Judith e Hamnet. Shakespeare viveu parte de sua vida em Londres, onde reconheceu seu talento para o teatro redigindo peças, sendo estas, comédias alegres, dramas históricos, e tragédias de estilo renascentista, também escrevendo grandes tragédias. Por ser tão flexível em seus textos é que William Shakespeare é o dramaturgo mais encenado do planeta, com suas mais famosas obras: Romeu e Julieta, Otelo, Macbeth, Hamlet, entre outros. Uma de suas grandes histórias é o Mercador de Veneza, abordado aqui, que conta uma história que se passa em Veneza no século XVI e trás à tona os conflitos entre cristãos e judeus na época.

Michael Radford, o roteirista do filme de 2004, nasceu em 1946 em Nova Délhi, Índia, e estudou Cinema e Televisão em Oxford, na Inglaterra. Michael é roteirista, diretor e produtor, dirigiu filmes como “O Mensageiro e o Poeta”, “Um Plano Brilhante” e o aqui mencionado “O Mercador de Veneza”, que contou com a participação de Al Pacino como Shylock, Jeremy Irons como Antônio, Joseph Fiennes como Bassânio, Lynn Collins como Pórcia, entre outros atores e convidados.

 

  1. RESUMO DA OBRA

A obra “O Mercador de Veneza”, escrita por volta de 1596 por William Shakespeare, conta a história de um jovem, chamado Bassânio, que pretendendo se casar com uma nobre princesa de um reino rico, a princesa Pórcia, envolve seu melhor amigo, Antônio em uma dívida com um agiota, Shylock, que lhe firma um contrato com valor de penhora de uma fatia de carne do corpo de Antônio se este não lhe pagasse.

Entretanto, este impasse se dá por motivos maiores. Veremos. Na época em que Veneza é retratada no livro de Shakespeare, reproduzida pelo filme de Radford, demonstra uma cidade em constante movimento e transformação, obtendo crescimento populacional e econômico. Momento também de transformação cultural e de constantes conflitos entre o Judaísmo e o Cristianismo, que naquela época se via superior às outras religiões existentes. É daí que partem os conflitos entre Antônio, um cristão proprietário de embarcações em ato mar e Shylock, um judeu agiota. O cristianismo, como religião dominadora de seu tempo, faz com eu seus servos, os cristãos, sintam-se dominadores dos outros consequentemente, sendo este domínio, excessivo e humilhante, de modo que os judeus, além de residirem longe dos cristãos e fora dos centros, deviam usar de vestimentas e símbolos que os diferenciassem. Shylock, embora agiota e possuidor de grande quantia de dinheiro, fora diversas vezes humilhado por Antônio, um cristão arrogante. Antônio, por sua vez, é melhor amigo de um jovem, que pretendendo se casar com uma jovem princesa herdeira do trono de Belmont, reino distante de Veneza, “dá” para seu amigo Bassânio a viagem para Belmont pra buscar conquistar a princesa. Antônio, possui algumas embarcações transportadoras de mercadorias, que encontram-se em alto mar, como Bassânio precisa do dinheiro ganhado de presente os mais rápido possível, para poder disputar a mão da herdeira do trono de Belmont, Antônio permite que Bassânio faça um empréstimo com um agiota, que será este o judeu Shylock. Shylock aceita emprestar cerca de Três mil ducados, dinheiro da época, sem cobrar juros, mas que em caso de inadimplemento, Antônio, o pagador da dívida, deverá pagar dando um pedaço de sua carne para o agiota, cerca de uma libra de seu peito, perto de seu coração. Antônio, como possui a garantia de que suas frotas chegaram a tempo de pagar a dívida, assina o contrato com o judeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com