TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O encontro entre os países de língua portuguesa promove a evolução da democracia

Tese: O encontro entre os países de língua portuguesa promove a evolução da democracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Encontro entre países de língua portuguesa contribui para evolução da democracia

Salvar • 0 comentários • Imprimir • Reportar

Publicado por Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (extraído pelo JusBrasil) - 1 ano atrás

0

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel), Desembargador Marco Villas Boas, participa, desde ontem, do Encontro de Cooperação entre os órgãos de Gestão Eleitoral dos Países de Língua Portuguesa, que acontece até hoje (25), na sede do Tribunal Superior, em Brasília.

Villas Boas destacou que o encontro no Brasil proporcionará avanços como a compreensão dos sistemas eleitorais brasileiros nos países de língua portuguesa oficial e também a troca de experiências entre esses Estados para a evolução da democracia e sua estabilização.

"Além disso, a credibilidade do sistema brasileiro, fundado na organização e controle das eleições pela Justiça Eleitoral, assim como o sistema eletrônico de votação e totalização com utilização de uma urna eletrônica é uma experiência bem sucedida e respeitada, que certamente interessa a diversos países do ocidente", explicou.

O presidente também destacou a importância da valorização dos saberes e conhecimentos dos países de língua portuguesa com uma identidade e soberania, livre de qualquer imposição de padrão por países do Norte. "A urna eletrônica é invenção de um país do Sul, com tecnologia própria para atender as suas próprias necessidades. Uma história de superação de toda ordem de dificuldades. Um projeto que pode ser compartilhado com os países lusófonos", disse.

O evento é realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Representantes da União Europeia (UE) também participam.

Durante os dois dias de debates, será redigida uma Declaração de Princípios, a "Carta de Brasília", consolidando as principais conclusões e sistematizando as ações acordadas entre os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com