TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema ambiental nas áreas urbanas

Tese: O problema ambiental nas áreas urbanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO: MEIO AMBIENTE

TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas”

TURMAS: Alunos do Ensino Médio e Fundamental

INTRODUÇÃO

A questão ambiental é um tema que vem sendo muito discutido nos últimos tempos, é um problema que segue desde a Revolução Industrial, sendo a sociedade moderna a principal responsável pelas alterações que o meio ambiente vem sofrendo. Assim no que se refere á área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. Devido o crescimento acelerado da população, o desperdício, a crescente urbanização e conseqüentemente o desenvolvimento industrial, sem um planejamento adequado agravam-se ainda mais os problemas com o meio ambiente no planeta. A sensibilização global para a questão ambiental nas últimas décadas do século XX- representada pela escassez de água e poluição crescente, generalizadas e mais significativamente perigosas- leva inúmeros sociólogos a crerem em seu reflexo sobre a própria transformação das instituições sociais. O desafio da teoria social contemporânea consiste em construir conceitos que possibilitem compreender o significado e as tendências mais perenes da transformação das praticas sociais induzidas pelas interferências sociais no meio natural e seus reflexos na configuração das instituições que regulam as próprias práticas sociais. Acreditamos que o desenvolvimento da sociologia Ambiental dependerá de uma ampliação de sua base empírica que garanta a condição necessária e suficiente para a elaboração dos fundamentos teóricos que serão capazes de responder ás questão sobre a influencia do meio natural artificializado nas instituições da sociedade.

Desta maneira, para verificar as alterações antrópicas no meio urbano e também deverá ser levados em consideração todas às informações adquiridas em livros, revistas, jornais e da realidade local da comunidade, tendo em vista, que essas alterações são causadas devido à fixação humana e seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL

-Fazer com que os alunos da Escola Estadual Dep. Ubaldo Monteiro da Silva tenham a oportunidade de visualizar ou tomar consciência da harmonia funcional existente entre os elementos da natureza através de um sistema integrada de produção espacial criada e modificada constantemente com o meio, de maneira a colocar em evidência a importância de preservar o espaço onde estão inseridos.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

-Fazer com que os alunos conheçam e estabeleça uma relação homem-meio ambiente antes o pós-modernidade.

-Verificar a realidade ambiental no bairro Jardim dos Estados e nos bairros vizinhos;

-Fazer um com que os alunos tenham maior conhecimento e conscientização dos problemas ambiental local e mundial;

-Proporcionar aos alunos os meios necessários para que os mesmos sejam capazes através de tabelas, gráficos maquetes, fazer a interpretação, o registro das informações coletadas;

-Identificar os locais de maior incidência das ações antrópicas nos bairros envolvidos;

-Avaliar quais as conseqüências que as ações antrópicas trazem para a biodiversidade;

-Buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com