TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Com Mobilidade Urbana Em Uberaba E ação Da Administração pública Municipal Nesse Contexto.

Pesquisas Acadêmicas: Os Problemas Com Mobilidade Urbana Em Uberaba E ação Da Administração pública Municipal Nesse Contexto.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema

A dificuldade na mobilidade urbana em Uberaba.

Nos últimos anos a população global tem crescido mais que o imaginado. “A população mundial de 7,2 bilhões de pessoas chegará a 9,6 bilhões em 2050 [...] o crescimento será principalmente nos países em desenvolvimento”, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), conforme o relatório Perspectivas da População Mundial: Revisão de 2012, (2013). São inúmeras pessoas nascendo e devido aos avanços tecnológicos aplicados à medicina e a fatores que proporcionam uma melhor qualidade de vida, essa população tem vivido cada vez mais: “a expectativa de vida deverá aumentar [...] a previsão é de 76 anos no período entre 2045-2050 e 82 anos em 2095-2100”, ainda de acordo com o relatório Perspectivas da População Mundial: Revisão de 2012, (2013)

Além da população dos municípios cresceram, há também o caso em que na busca por melhores condições de trabalho, acesso a educação, boas condições de moradia e saúde, as pessoas têm migrado da zona rural e de áreas com menos condições, para os centros urbanos onde encontram mais conforto e mais opções para uma vida melhor.

Essa migração que se iniciou no século XIX e ainda continua, cria um “inchaço urbano”, pois grande parte das cidades não estava preparada para receber esses cidadãos em busca da cidadania.

Vários setores de infraestrutura e serviços das cidades foram afetados, e um dos que sofreu um grande impacto foi o sistema de transporte urbano. Hoje são inúmeros veículos motorizados, transportes alternativos e pedestres disputando espaço nas ruas e avenidas movimentadas da cidade. Nesse aspecto,

[...] na medida em que as cidades vêem crescendo, cresce a necessidade de mobilidade, e torna-se necessário definir ações que possam, pelo menos, manter a qualidade de vida de seus habitantes, quando estas se encontram com um bom nível. (CAMPOS, 2006, p. 102)

1.1.1 Delimitação do Tema

1.1.1.1 Especificação do Assunto

A falta de planejamento e de ações da gestão pública municipal diante da crescente demanda da necessidade de locomoção na cidade de Uberaba.

1.1.1.2 Limite Geográfico-temporal

A análise será no município de Uberaba, a partir do ano de 2008.

1.2 Objetivo Geral

Verificar a realidade da falta de mobilidade urbana enfrentada em Uberaba e as ações da gestão pública municipal neste contexto.

1.2.1 Objetivo Específico

Trazer um histórico da dificuldade da mobilidade urbana nos municípios brasileiros, fazendo um comparativo com as grandes cidades de outros países. Nesse âmbito, fazer um histórico da cidade de Uberaba, acompanhar dados demográficos, de frota e de planejamento urbano e investigar todas as ações relativas aos problemas de mobilidade urbana desencadeadas nos mandatos dos últimos dois governos municipais em Uberaba.

1.3 Justificativa

Expor as ações da gestão pública municipal relativas à problemática da mobilidade urbana na cidade e sugerir medidas e ações que foram positivas em outras cidades e que podem ser aplicadas em Uberaba. Dessa forma, a população uberabense, a maior afetada pela questão, pode tomar conhecimento através de forma concentrada e de uma fonte confiável do que a gestão pública municipal tem feito. Através do conhecimento de outras práticas que poderiam ser aplicadas na cidade, seus habitantes podem exigir mais da administração pública e participarem ativamente das questões de seus interesses.

1.4 Problema

A gestão pública municipal de Uberaba tem se preocupado com a mobilidade urbana na cidade?

1.5 Hipóteses

O último e o atual governo de Uberaba não fizeram investimentos suficientes na área de infraestrutura de transporte. A falta de preocupação com a “saúde” do trânsito de Uberaba a curto, a médio e longo prazo, conforme a Lei nº 12.587, de 3 de Janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

1.6 Variáveis

A Constituição Federal de 1988, que estabelece os direitos básicos dos cidadãos e as leis e a adequação a legislações específicas fixadas pelo governo federal que tratam sobre a mobilidade urbana, como é o caso da Lei 12.587 de 2012, que versa sobre as políticas de mobilidade urbana no Brasil e o PLANMOB, que é um exemplar de referência para a criação de um plano para a mobilidade urbana.

2 METODOLOGIA

2.1 Método de abordagem

Segundo o método de abordagem, a pesquisa trabalhará com o método dedutivo, pois partirá de um problema global para aplicar a um campo específico, que é o município de Uberaba. De acordo com Lakatos e Marconi (1992, p. 105) “que partindo das teorias e leis, na maioria das vezes prediz a ocorrência dos fenômenos particulares (conexão descendente)”.

2.2 Método de procedimento

Utilizaremos do método observacional, ao observarmos nas principais vias da cidade, em horários distintos quais são as variáveis que interferem na mobilidade humana. Assim “a fim de observar algo [...] que acontece ou já aconteceu”, (GIL, 1989, p.35). Junto a este, valeremos do método comparativo, através do qual estabeleceremos o perfil da população local e quem mais é afetado pelo problema. Para Gil (1989, p. 35) “o método comparativo procede pela investigação de indivíduos, classes fenômenos ou fatos, com vistas a ressaltar as diferenças e similaridades entre eles.”

2.3 Objetivos da Pesquisa

Os problemas com a mobilidade urbana é uma realidade vivenciada todos os dias, por isso o objetivo da pesquisa será exploratória, assim pode-se ampliar o conhecimento sobre aqueles. Sendo, portanto “centrada na preocupação de identificar fatores determinantes ou contributivos ao desencadeamento dos fenômenos. Explicar a razão do fato ou fenômeno social. Também é importante situar o ambiente social de ocorrência.” (ZANELLA, 2009, p. 81)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com