TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é nitrato de prata nos olhos de um recém nascido?

Tese: O que é nitrato de prata nos olhos de um recém nascido?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Para que serve o nitrato de prata no olho do recém-nascido

Colírio utilizado logo após o parto previne conjuntivite neonatal

Lia Lehr fale com a redação, atualizada em 03/04/2013

iStockphoto / Thinkstock / Getty

Assim que o bebê nasce, seja por parto natural ou cesárea,os médicos examinam o recém-nascido para checar se está tudo bem. Depois disso, ainda na sala de parto, é hora de pesar, medir o tamanho, realizar o teste do pezinho e pingar um colírio dos olhinhos do seu filho.

Mas você sabe para que serve?

“Trata-se do nitrato de prata, um agente de prevenção contra gonococo e clamídia, bactérias adquiridas por transmissão sexual. Na mulher, essas bactérias podem iniciar um processo infeccioso no colo do útero e, se entrarem em contato com os olhos do bebê no momento do parto normal, podem causar conjuntivite bacteriana”, explica a Dra. Daniella Fairbanks, oftalmologista do Hospital e Maternidade Rede D’Or São Luiz.

O nitrato de prata ajuda a previr o problema. Mesmo quando o bebê nasce através de cesárea.

“O que ocorre é que em alguns casos, quando há ruptura da placenta, existe a chance de microorganismos subirem e contaminarem os olhos do bebê”, informa a oftalmologista.

Entretanto, a médica diz que o medicamento não é 100% eficaz para evitar a conjuntivite. “Algumas clamídias são resistentes. Neste caso é preciso usar o nitrato associado a outros medicamentos”. Além disso, o nitrato de prata pode causar reações em alguns bebês.

“Se nas primeiras 48 horas de vida o recém-nascido apresentar secreção nos olhos, pode ser conjuntivite tóxica causada pelo nitrato. Esta conjuntivite dura só 48 horas. Se passar disso, aí se trata de conjuntivite neonatal”, alerta a Dra. Daniella Fairbanks.

E se não utilizar o nitrato de prata?

“O bebê que não recebe o colírio e desenvolve a conjuntivite causada pela gonococo, que é a bactéria da gonorreia pode ficar cego em questão de horas”, alerta a médica.

Cuidados especiais

Caso o recém-nascido apresente conjuntivite neonatal, a mamãe deve adotar alguns cuidados para não pegar também. “Cem por cento das conjuntivites só passam por contato e não por ar. Como se acredita. Se a mãe tiver um cuidado de higiene adequada, como lavar bem as mãos após limpar os olhos do bebê, ela não irá pegar”, finaliza a especialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com