TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONCEPTS fundamentais

Seminário: ONCEPTS fundamentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  Seminário  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

onceitos Fundamentais

Economia (do grego oikos = casa e nomos = administração) é a ciência que estuda o emprego de recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, pelos indivíduos e pela sociedade. O que motiva o emprego desses recursos é a satisfação das necessidades humanas.

A ciência econômica procura analisar os custos e os benefícios das alternativas disponíveis para o crescimento da sociedade. A decisão final é do poder político, e é manifestada, num regime democrático, por meio de eleições. O objetivo da ciência econômica é estudar a forma mais eficiente e justa de satisfazer as necessidades humanas e melhorar o padrão de vida da coletividade. As restrições são dadas pela escassez de recursos produtivos e pelas restrições orçamentárias.

A macroeconomia é o ramo da teoria econômica que estuda a determinação e comportamento dos grandes agregados, como o Produto Interno Bruto (PIB). A determinação e medição dos agregados macroeconômicos correspondem à contabilidade social. As relações de comportamento entre as variáveis macroeconômicas correspondem à teoria macroeconômica propriamente dita.

desenvolveu a teoria do comportamento do consumidor, tendo Alfred Marshall como seu principal representante. Essa teoria se baseia na ideia de que o ser humano busca maximizar sua satisfação.

A teoria neoclássica perdurou até 1929, quando ocorreu a quebra da Bolsa de Nova York, que levou a economia a uma recessão profunda. Nesse período, os neoclássicos não conseguiam explicar o porquê da recessão, nem prever quando os Estados Unidos sairiam da crise ou por quais meios.

Em 1936, com a publicação da Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, por John Maynard Keynes, há uma nova revolução no pensamento econômico, que ajudou a economia americana a sair dessa recessão. Conforme essa teoria, o governo é o indutor e condutor do crescimento. O mercado comanda, pois é mais eficiente, mas nem todos se beneficiam dessa eficiência. Assim, o Estado complementa o sistema.

Pode-se dizer que o Estado terceiriza para o setor privado, não é estatizante. É uma economia de mercado, mas com o governo induzindo investimentos.

Diante dessa revolução do pensamento econômico, foram surgindo novos grupos de pensadores, entre os quais podemos destacar os monetaristas. Para esse grupo o governo é o "guardião" da moeda, ou seja, é ele quem deve cuidar da regulação do mercado (setor financeiro, defesa da concorrência) e investir em bens públicos (justiça, segurança, defesa nacional, educação básica, saneamento), deixando os demais investimentos para o setor privado.

Para ampliar sua compreensão sobre o conteúdo desta aula, você deve assistir às Web Aulas, realizar a atividade de autodesenvolvimento, responder ao roteiro de estudo e consultar as fontes indicadas no Saiba Mais. No fim da aula, você deve fazer a atividade de verificação de aprendizagem dos conteúdos estudados.

Conceitos Fundamentais

Economia (do grego oikos = casa e nomos = administração) é a ciência que estuda o emprego de recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, pelos indivíduos e pela sociedade. O que motiva o emprego desses recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com