TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DE DIVERSOS AMBIENTES PARA A CONTABILIDADE DA HISTÓRIA

Projeto de pesquisa: ORGANIZAÇÃO DE DIVERSOS AMBIENTES PARA A CONTABILIDADE DA HISTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.580 Palavras (27 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade letrada, quando saímos à rua, estão espalhados por toda parte marcas que tem significados para nós. Saber o quanto a escrita é utilizada, e o valor que ela tem no meio em que o aluno vive é fundamental para o professor. O que queremos é que os alunos aprendam a ler, escrever, e expressar-se oralmente, não para a escola, mas para a vida; deverão ser capazes de lançar mãos desses conhecimentos com autonomia e adequação.

A necessidade de formar cidadãos leitores, que consigam fazer da leitura um momento de diversão, aprendizagem e crescimento. É um dos objetivos principais do ensino de leitura, que o aluno processe a informação contida no texto para utiliza-la criticamente e produtivamente.

“O encontro precoce da criança com o livro, gera o habito da leitura e configura-se como garantia de sucesso também para aprendizagem de leitura e da escrita.” (CASTRO, 2005,p.22)

A busca do significado deve ocorrer desde o inicio da aprendizagem, a fim de que não ocorra a mecanização de conteúdos vazios de sentido e desviados do objetivo principal que possa ocorrer. Ora, se a leitura é emoção, expressão do homem, da vida dos seres, precisamos antes de tudo, saber observar, aprender a olhar, aprender a ler com o coração e a alma, tudo o que nos cerca. Precisamos, bem, cedo, começar nosso papel de educadores: ensinar a criança a olhar com os olhos de ver, observar tudo com muita atenção, para encontrar inspiração nas coisas que a rodeia.

A leitura oferece alimento à criatividade e ao imaginário e oportuniza a criança ao conhecimento de si mesma, do mundo que cerca, do seu imaginário e oportuniza a criança ao conhecimento de si mesma, do mundo que a cerca, do seu ambiente de vida e lhe permite então, estabelecer as relações tão importantes e necessárias entre o real e o não real.

Espaço físico Faixa Etária Materiais Forma de organização

Sala de Aula Alunos com 0 a 3 anos Livros de diversos materiais como pano, borracha e e.v.a.

Tapetes e almofadas coloridas. Cabides com fantasias e roupas coloridas. Os alunos serão acomodados em ambiente lúdico e aconchegante. Os livros serão organizados de forma a ficar ao alcance das crianças como em sextas e baús.

Pátio da Escola Alunos com 4 a 5 anos Caixas coloridas. Tapetes coloridos ou grandes panos com almofadas Os livros serão organizados em caixas coloridas e cada tema se encontrará em uma caixa.

Biblioteca Alunos com 6 a 9 anos Prateleiras contendo livros, revistas, jornais e gibis.Mesas e cadeiras. Puffs coloridos Para modificar o ambiente seriam colocadas mesas com toalhas coloridas e sobre elas livros que os professores achassem interessantes e significativos para suas turmas.

A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

QUADRO SÍNTESE

"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"

A SELEÇÃO DE LIVROS ADEQUADOS ÀS CATEGORIAS DO LEITOR

“ Categorias de Leitor e seleção de historias adequadas propostas por Nelly Novaes Coelho”

Categoria do leitor Principais características Livros Selecionados

Pré-leitor:

Subcategoria Primeira Infância – 15/17 meses aos 3 anos.

Primeira infância ( dos 15/17 meses aos 3 anos) Nessa fase as crianças começam a perceber a realidade que as rodeiam, buscando para isso principalmente o tato e os contatos afetivos. É uma fase que utilizam muito as mãos, e com elas vão descobrindo um mundo novo. Nessa fase também estão descobrindo a linguagem e já passam a dar nomes as coisas. Nessa fase é importante que as imagens cheguem até as crianças de forma a estimula-las e a atuação do adulto é muito importante. Diversificar os matérias também é muito bom, como albuns de figuras feitos de pano, plástico e diferentes tipos de papeis.

Primeira infância

1- Contando 1,2,3 - Col. Bebê Feliz - Ciranda Cultural

2 - Fazenda - Col. Bebê Feliz - Ciranda Cultural

3 - Aprendendo as cores - Col. Bebê Esperto - Ciranda Cultural

4 - Aprendendo as formas - Col. Bebê Esperto - Ciranda Cultural

5- Aprendendo os animais – Col. Bebê Esperto – Ciranda Cultural

Subcategoria Segunda infância – a partir dos 3 anos.

Nessa fase os valores de saúde e sensoriais começam a predominar. A criança passa a se perceber como ser, inicia-se a fase egocêntrica. A criança aprofunda-se na descoberta do mundo concreto e do mundo da linguagem através da atividades lúdicas. A presença do adulto é fundamental e para a criança tudo o que acontece é muito significativo. 1- Por favor - Autor: Karen Carter - Ciranda Cultural

2 - Desculpe-me - Autor: Karen Carter - Ciranda Cultural

3 - Com licença - Autor: Karen Carter - Ciranda Cultural

4 - Bondade - Autor: Karen Carter - Ciranda Cultural

5 - Compartilhando - Autor: Karen Carter - Ciranda Cultural

Leitor Iniciante: a partir dos 6/7 anos Nessa fase a criança já reconhece, com facilidade, os signos da alfabetização. A imagem ainda predomina sobre o texto. A situação que a narrativa conta deve ser simples e o humor, a graça e a comicidade são fatores positivos. Os personagens devem podem ser reais ou simbólicos. Os argumentos devem estimular a imaginação, a inteligência, a afetividade entre outros.

1 - O Sítio do seu Lobato - Alegres Melodias - Autor: Phidal - Ciranda Cultural

2 - No Fundo do Mar - Grande Livro Mágico - Autor: Robert Frederick - Ciranda Cultural

3 - O Cão Robô - Autor: Mark Oliver - Ciranda Cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com