TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NOS DIVERSOS AMBIENTES EMPRESARIAIS

Exames: A CONTABILIDADE NOS DIVERSOS AMBIENTES EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.821 Palavras (16 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 4

2 ROTINAS TRABALHISTAS........................................................................... 5

3 DIFERENÇAS INDIVIDUAIS ......................................................................... 6

4 PROCESSO CONTÁBIL ................................................................................8

5 DESCONTOS SIMPLES ...............................................................................11

6 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL ......................................................13

7 CONCLUSÃO ...............................................................................................15

REFERÊNCIAS..............................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo elencar as rotinas trabalhistas necessárias à admissão de um empregado, as diferenças que ocorrem no ambiente empresarial, mostrar como é o processo de abertura de uma empresa de Prestação de Serviços e o que a Junta Comercial solicita para que se realize essa abertura, evidenciar as principais diferenças entre descontos simples de títulos, e pesquisar sobre a análise mercadológica regional.

As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela visão administrativa, mas pelas obrigações e consequências jurídicas que os atos provocam. Deve-se ficar atento para que essas obrigações permitam que a empresa e o empregado evitem multas e transtornos desnecessários a fim de transmitir mais confiança e segurança na relação empregado/empregador.

2. ROTINAS TRABALHISTAS

.

Para se admitir um funcionário e tornar real a relação de emprego, são necessárias, algumas rotinas trabalhistas, para que se possam desempenhar corretamente as obrigações da empresa e do empregado, caso, o Ministério do Trabalho e Emprego venha a fazer uma fiscalização, por exemplo. Dentre elas, é necessária a exigência de alguns documentos a fim de que facilite a identificação desse funcionário. Os principais documentos são:

• Foto 3 x 4

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

• Atestado de saúde Ocupacional (ASO)

• Titulo de Eleitor, para os maiores de 18 anos

• Certificado de reservista ou de alistamento militar

• Certidão de nascimento ou de casamento

• Carteira de identidade civil (RG)

• CPF (Cadastro de Pessoas Físicas)

• Documento de inscrição no PIS/PASEP

• Copia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos

• Carteira de vacinação da criança.

Todo empregado deve se submeter ao exame médico admissional, que deve ser solicitado pela empresa antes do contrato na CTPS. O artigo 168 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) diz que:

“Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho: I - na admissão; II - na demissão; III – periodicamente”.

Feito isto o empregado deverá ser registrado, pois assim garante alguns direitos importantes, como, FGTS, os benefícios da previdência social, o seguro-desemprego. A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) é um documento obrigatório à todas as pessoas que vão prestar serviço a outrem, seja na agricultura, com atividades domésticas, no setor industriário, na área comercial ou mesmo na pecuária. A CTPS contém registros relevantes da vida funcional do empregado.

O contrato de trabalho é uma forma de se demonstrar a relação entre empregado e empregador, afirmando que o empregado tem vontade de trabalhar e o empregador tem interesse em contar com esse trabalho oferecido. Os contratos podem ser: escrito (feito na própria CTPS, mas pode ser detalhado em contrato escrito as condições de trabalho do empregado), verbal (não é registrado na CTPS, combinação prévia de serviços, horários e salário feita entre empregado e empregador) , tácito ou consensual ( é irregular, pois não há manifestação entre empregado e empregador, simplesmente o trabalhador chega efaz o seu serviço e o empregador não se opõe, este tipo de contrato são divergentes às leis trabalhistas.) Além disso os contratos de trabalho podem ter prazo determinado ou inderterminado.

3. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Todas as pessoas participam de um ambiente organizacional. Seja de trabalho ou não, pode ser num clube, igreja, escola, casa, empresa, setor público, etc., cada pessoa tem sua personalidade, tem características individuais que interferem de forma positiva ou negativa dentro das organizações.

Para que o individuo desempenhe melhor seu papel dentro da empresa, se faz necessário, que seus objetivos e os da organização estejam em um mesmo patamar.

Vários fatores influenciam o comportamento do indivíduo dentro das empresas, entre eles, o tipo de líder.

Liderança é a “capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas”. ROBBINS (2006, p. 258). Hoje em dia não é como antigamente, que muitas vezes o líder era escolhido por ser o “amigo do dono da empresa”, hoje não, ele é escolhido por ter habilidades tanto técnicas quanto interpessoais e assim balancear os objetivos e intenções do grupo com os da empresa, com isso se obtém a eficácia do grupo e a motivação e satisfação pessoal de cada liderado.

Não é fácil entender o que é motivação, pois muitas pessoas se sentem felizes e motivadas em fazer um trabalho árduo, e outras às vezes não gostam do mesmo tipo de serviço.

“A motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com