TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras Inovadoras E Obras Continuadoras

Ensaios: Obras Inovadoras E Obras Continuadoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Alfabetização e Letramento

Profº. Rosemary de Oliveira Miranda

Tutor à distância: Rosemeire Farias

Girley de Souza Almeida – RA: 3823687473

Jacinta Aparecida da Silva – RA: 3830726418

Marília de Lourdes Assunção Santos – RA: 4514877752

Quezia Raquel Campos Duarte – RA: 3830729249

Belo Horizonte / MG

2013

Introdução

Esta atividade proporciona conhecimentos dos alunos no processo de alfabetização inicial. Os recursos para que aconteça o processo de leitura e escrita nesta fase de tão pouco saberes.

Estar alfabetizado é compreender, questionar, refletir e interpretar os textos que o individuo venha ter interesse sobre o assunto. Para isso, o sujeito deve passar pelo processo de ensino e aprendizagem da língua que no nosso país é a língua portuguesa, aonde visa ao desenvolvimento da competência discursiva. Com isso, ele irá ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos. Tendo o objetivo, principalmente de possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. No Brasil, nos próximos anos a exigência da criança começar a alfabetizar é a partir dos quatro anos. As crianças começam a codificar os símbolos e a partir dos seis anos já escrevem o nome completo e conseguem fazer leituras e interpretar. Com o tempo entre oito e nove anos, já produzem textos orais e escritos. Então, o trabalho com a língua escrita na escola deve ter a função comunicativa e social, aspectos discursivos e a principio fatos cotidianos de fácil interpretação. São através das atividades com a produção de textos, histórias em quadrinhos, conto, fábula, lenda, parlendas, poesia, charge que a criança começa a interpretar os textos de uso social.

Assim com a prática destas atividades citadas que adultos não alfabetizados e crianças venha a praticar a leitura e escrita.

O saber não ocupa espaço no individuo

“Estar alfabetizado é ser livre da ignorância do não saber! É ser capaz de interagir, interpretar, decodificar e sonhar por meio de textos escritos em diferentes situações em qualquer parte do mundo. É brincar com a leitura e produzir textos para quem quiser ler. É buscar os sonhos através dos conhecimentos que compreendemos o sistema alfabético de escrita e da leitura, escrevendo com autonomia meus objetivos, meus trabalhos, minha essência como cidadã”. Girley Almeida

O que significa estar alfabetizado

A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código, porque compreender o símbolo não é ser alfabetizado. No entanto, para ser alfabetizado significa atribuir significado e sentido as funções sociais vinculadas à escrita, aonde o sujeito venha interpretar, codificar, questionar, refletir e compreender diferentes tipos de textos. Para isso é necessário possuir um repertório de procedimentos e habilidades para então compreender. Mas, é ao longo do tempo que se adquire esta compreensão absoluta de quaisquer textos. Para que a alfabetização acontece é preciso a aquisição da escrita por um indivíduo, assim, ele pratica o letramento nos aspectos sócio históricos da aquisição de uma sociedade. Neste sentido, a alfabetização e letramento são dois processos distintos, junto e estão interligados ao mesmo tempo. Pois, para ser uma pessoa letrada, é importante já ter passado pelo processo de alfabetização que começa entre 04 aos 06 anos. Embora, acontece de indivíduos não terem oportunidade de estudar quando criança, eles venham a serem alfabetizados na fase adulta. Temos hoje o EJA (>>>) que é ensino proporcionado a alfabetização para jovens e os adultos. Um direito do cidadão e fica pela a competência do Estado propor ensino de qualidade aos jovens acima de 16 anos e adultos que não concluíram o ensino fundamental da educação básica. A alfabetização em fase infantil se diferencia do processo direcionado a jovens ou a adultos, porque no campo da alfabetização de adultos usam-se as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com