TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo de algumas manifestações reflexas (reflexos) de somáticas e viscerais

Artigo: O estudo de algumas manifestações reflexas (reflexos) de somáticas e viscerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

A informação sensorial é integrada em todos os níveis do sistema nervoso egera respostas motoras apropriadas, que tem início na medula espinhal, com reflexos musculares relativamentesimples, estendem-se para o tronco cerebral com respostas mais complexas e, finalmente estende-se para o prosencéfalo, onde as habilidades musculares mais complexas são controladas.

Um mecanismoreflexo está constituído por um órgão receptor, um órgão efetor e algum tipo de rede de comunicação entre ambos. A ação reflexa se inicia por um estímulo de entrada, e tem como resultado uma resposta desaída. O reflexo vai desde a sua concepção mais simples (reflexo monossináptico – segmentar) até os complexos reflexos (polissinápticossupra – segmentares) qu envolve a participação doscentrossuperiores. (GYTON E HALL, 2002).

O Sistema Nervoso Autonômo ou Visceral contém fibras nervosas que conduzem impulsos do sistema nervoso central aos músculos lisos das víceras e à musculatura do coração. Umnervo motor do SNP autônomo difere de um nervo motor do SNP voluntário pelo fato de conter dois tipos de neurônios; um neurônio pré-ganglionar e outro pós-ganglionar. O Sistema Nervoso Autônomodivide-se em Sistema Simpático e Sistema Nervoso Parassinpático. (SILVERTHORN, 2003).

Assim, a prática teve como objetivo estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticos e viscerais.Tendo em vista a importância, pois o estudo dos reflexos é de grande importância, pois com ele pode-se detectar a funcionalidade de diversas vias neurais e também o estudo dos músculos estudados em cadareflexo.

2 METODOLOGIA

A prática iniciou-se pelos reflexos somáticos da espécie humana (Homosapiens), no qual primeiramente foi feito o reflexo plantar: esfregou-se a ponta de umobjeto (por exemplo: bocal de caneta) ao longo da planta do pé, próximo ao lado medial. No segundo experimento, realizou-se o reflexo corneal em duas etapas: tocou-se a córnea de um dos colegas... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com