TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficinas

Por:   •  12/9/2013  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Avaliativa - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

(ENADE 2005) A urbanização brasileira vem-se caracterizando, nas últimas décadas, por intenso processo de metropolização, ou seja, concentração de população em grandes cidades conurbadas. O conjunto metropolitano reúne atualmente 413 municípios, onde vivem pouco mais de 68 milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 167 quilômetros quadrados, conformando uma realidade muito diversificada em relação à efetiva conturbação do território.

Sobre esse fenômeno da metropolização brasileira, julgue os itens a seguir:

Com o aumento da importância institucional e demográfica, as metrópoles brasileiras estão concentrando, hoje, um conjunto de questões sociais, cujo aspecto mais evidente e dramático é a exacerbação da violência.

Com a metropolização, há efetivo processo civilizador, que traz vantagens a todos os indivíduos e grupos sociais que se instalam em áreas metropolitanas.

A aglomeração de população em metrópoles é o resultado de fatores de expulsão do campo e de fatores da atração que as cidades exercem sobre as correntes migratórias.

Assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. Apenas os itens II e III estão certos.

b. Todos os itens estão certos.

c. Apenas um item está certo.

d. Apenas os itens I e II estão certos.

e. Apenas os itens I e III estão certos.

Question 2

Notas: 1

(ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:

mapa do mundo

Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa:

Escolher uma resposta.

a. comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.

b. substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.

c. expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia do mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.

d. registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.

e. abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.

Question 3

Notas: 1

(ENADE 2009 – Adaptado) Leia o trecho:

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

É CORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido neste trecho:

Escolher uma resposta.

a. não cria uma rede de resistência, expressando atos de obediência civil, e propostas de manutenção da atual forma de globalização, que não é considerada como o principal fator da exclusão social existente.

b. é composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados, com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores, sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.

c. defende outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »