TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi, Colega, Você Poderia Me Emprestar Algumas E...

Pesquisas Acadêmicas: Oi, Colega, Você Poderia Me Emprestar Algumas E.... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  354 Visualizações

ESCOLA ESTADUAL ´´MACHADO DE ASSIS´´

CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO

Terceiro Momento: A intenção da aula: objetivo-conteúdo

RESUMO: Os objetivos de aprendizagem e os conteúdos programáticos de uma disciplina são definidos: num só momento e devem ser repensados (critica e autocrítica), durante todo desenvolvimento do curso. Objetivo-conteúdo procure ´´...evidenciar as contradições dos próprios sistema social vigente, em uma busca inacabada á sua transformação, no sentido de uma continua aproximação de uma aprendizagem que atenda as necessidades da comunidade social´´.

A escola necessita trabalhar o objetivo-conteúdo de forma significativa-concreta.Um objetivo-conteúdo é significatico-concreto quando esta diretamente relacionado a um contexto social determinado, dando-se a relação dialética texto-contexto.A realidade concreta nada mais é do que a realidade sócio-educacional em transformação, onde a escola e os educandos estão inseridos.

Os objetivos de aprendizagem irão preocupar-se com operações mentais sempre ligadas a um conteúdo concreto que revelem por parte do educando conhecimentos, habilidades, atitudes axiológicas,valores, emoções, etc.Frente a um corpo de conhecimentos que seja representante significativo do mundo da cultura e do mundo da natureza.

Todo objetivo de aprendizagem (operação mental, mais conteúdo programático concreto, mais realidade social) deve-se preocupar com o objetivo maior de todo o sistema educacional.

A inserção critica do educando e do educador na realidade em contraposição a inserção alienante, proporcionara meios para a assimilação de conhecimentos que contribuirão para que essas transformações ocorram de modo mais constante.

O pensamento dialético parece ser uma maneira consistente que o educador e educando podem usar para que essa inserção critica faça parte no papel da escola.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com