TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oi, Colega, Você Poderia Me Emprestar Alguns Ti...

Casos: Oi, Colega, Você Poderia Me Emprestar Alguns Ti.... Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado através do texto (Uma abordagem integrada da aprendizagem) e do vídeo as (Tranças de Bintou). Partindo dos mesmos será realizada uma reflexão de como desenvolver o potencial do aluno nas diferentes áreas do conhecimento.

Este material é bastante rico em aprendizagem, cabe ao professor trabalha com os alunos suas dificuldades na sociedade fazendo com que os mesmos possam interagir com o mundo sem constrangimentos.

Vale ressaltar que o professor tem uma grande contribuição na formação das crianças, para que isso aconteça esse trabalho permite que o docente esteja interagindo na vida social do aluno, só assim terá resultado satisfatório no desempenho do seu trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Fazemos parte de um mundo cheio de diferenças, querendo ou não, temos que aprender lidar com elas, de acordo com que entendi ao assistir o vídeo “As tranças de Bintou. Acredito que o professor terá bastante trabalho a desenvolver em sala de aula, pois a menina insatisfeita com seus cabelos e que sentia-se diferentes das outras crianças não só existe no vídeo mas, também acontece com nossas crianças em sala de aula, e que as vezes por falta de orientação tanto do professor quanto familiar, aquela criança pode tornar-se um adulto problemático. Percebi no vídeo que a criança recebeu muitas orientações para que ela pudesse superar aquele problema, porém na maioria das vezes na realidade não acontece assim, daí a importância do professor na vida social do aluno, mais um desafio que ele tem que superar, porque jamais ele poderá fingir que nada estar acontecendo, precisa observar sua sala de aula, pois se acontecer algo desse tipo o professor terá como resolver o problema a tempo.

Em muitos casos a criança isolar-se de tudo e todos na escola, que não foi o caso de Bintou, o problema foi descoberto e resolvido da melhor forma possível, e assim devemos fazer com nossas crianças, porém, as vezes as coisas não se resolvem tão rápido como mencionei antes, a ajuda da família é indispensável a criança pode até ser alegre, brincalhona e inteligente como a do vídeo, porém com dificuldades pessoais que chegam a afetar seu aprendizado por isso a importância de que o professor descubra rápido e faça com que aquele aluno sinta-se valorizado levantando sempre sua alto estima.

Para solucionar o problema, o professor deverá levar conteúdos provenientes ao mesmo, material motivador onde as crianças possam interagir com as outras, e aulas prazerosas que chamem bastante atenção dos alunos, buscando a solução de forma agradável havendo participação de todos.

De acordo com o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem,” a criança pode aprender várias disciplinas dentro da sua própria realidade, essa integração contribui para o crescimento do aluno e para o trabalho do professor, sabendo-se que cada criança tem seu próprio conhecimento, uns mais avançados que outros, porém não impede que ele consiga desenvolver sua criatividade, podendo assim mostrar todo seu potencial.

A história de Bintou em sala de aula será muito produtiva com relação ao desenvolvimento infantil, pois a mesma mexe com o imaginário, a linguagem oral e escrita, a arte e música e a matemática, sendo possível ampliar o conhecimento do aluno com relação ao mundo.

Então podemos ver algumas atividades relacionadas as áreas do conhecimento citadas a cima, que o professor poderá trabalhar em sala de aula partindo do vídeo “As Tranças de Bintou,” essas atividades deveram ser pensadas e preparadas para melhor atender as necessidades do aluno e superar as expectativas do professor.

ATIVIDADES PROPOSTAS

NATUREZA E SOCIEDADE

Conteúdo: Diversidade

Objetivo: Levar o aluno a perceber a importância de sermos diferentes e que cada um tem o seu valor na sociedade.

Descrição da atividade: Após o professor trabalhar as diferenças com os alunos pedirá para que cada um desenhe a si próprio para então fazer a socialização em sala enfatizando que apesar de sermos diferentes, cada um tem seu valor e que devemos nos orgulhar do que somos.

Avaliação da atividade: Observar se os alunos estão interagindo bem no desenvolvimento da atividade.

ATIVIDADES PROPOSTAS

ARTE E MÙSICA

Conteúdo: Ilustração e ritmo africano

Descrição da atividade: Após o professor ler e explorar a história de Bintou para turma, ele entrega uma folha em branco para os alunos e pede que eles façam um desenho de tudo que conseguirem lembrarem da história, roupas, instrumentos musicais, comidas, costumes e outros, ao terminarem o professor recolhe e expõe na sala para que todos vejam, então pede para os alunos fazerem uma roda para imitarem o som da música que passou no vídeo através de palmas e de alguns instrumentos preparados pelo professor.

Avaliação da atividade: Verificar se os alunos conseguiram entender a história e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com