TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orfeu Da Conseiçao

Ensaios: Orfeu Da Conseiçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira destacou-se como poeta modernista, mas também como compositor e letrista popular.

Com apenas 15 anos, quando estava no curso secundário, começa a compor músicas populares. Em 1933, conclui o curso de direito. No mesmo ano, publica seu primeiro livro, a coletânea de poemas: O caminho para a Distância. Em 1935, surge: Forma e Exegese.

Entre 1955 e 1956, prepara o roteiro do filme: Orfeu Negro, do diretor francês Marcel Camus, que ganha o Oscar 1959 de melhor filme estrangeiro.

É aposentado do serviço em 1968 pelo regime militar. A partir de 1969, torna-se parceiro do violinista Toquinho, com quem faz shows no Brasil e no exterior até sua morte.

Peças Teatrais

As Feras

Cordélia e o Peregrino

Orfeu da Conceição

Procura-se uma rosa

Orfeu da Conceição

Orfeu é um sambista que mora no morro, onde sua música encanta a todos. É desejado pelas mulheres e invejado pelos homens. No carnaval apaixona-se por Eurídice, e o amor do casal desperta um forte ciúme em Mira, ex-namorada de Orfeu e em Aristeu, um homem apaixonado por Eurídice, que acaba por assassiná-la.

Com a morte de sua amada, Orfeu percorre os caminhos do inferno na tentativa de reencontrá-la, mas sua loucura transforma a vida de todos no morro.

Orfeu da Conceição foi publicado em 1954 no feriado em época de carnaval, tendo três versões o Orfeu Mito, o Orfeu da Conceição, e o Orfeu Negro.

História.

O Orfeu Mito: Orfeu nasceu nas vizinhanças do Olimpo, freqüentado pelas musas. Ele era excelente poeta, cantor e músico, sendo considerado o inventor da cítata. Passava o dia cantando ao som de sua lira, a qual aumentou de sete para nove cordas.

Seu canto era tão melodioso que, ao ouvi-lo, os hoem mais brutais ficavam sensibilizados, as feras mais ferozes vinham repousar a seus pés mansamente, os pássaros pousavam nas árvores, os rios suspendiam seu curso e as árvores formavam coros de dança.

Devido a sua fraqueza física, Orfeu participou da expedição dos Argonautas apenas marcando a cadência dos remadores. Durante as tormentas ele abrandava as vagas e tranqüilizava a tripulação com seu canto. E, quando as sereias começavam a cantar, Orfeu entoava cantos mais agradáveis que o delas, livrando os remadores do fascínio.

Orfeu era apaixonado por Eurídice, filha de Apolo. No dia de seu casamento, Eurídice, sua noiva, caminhava pelas margens do rio, quando apareceu Aristeu, que tentou violentá-la. No desepero de se livrar do atacante, ela pisou numa serpente escondida na vegetação e morreu depois de ser picada.

Orfeu julgou que devia procurá-la mesmo entre os mortos.

Tomou sua lira e desceu ao inferno.

Orfeu da Conceição:

PERSONAGENS

ORFEU DA CONCEIÇÃO, o músico

EURÍDICE, sua amada

CLIO, a mãe de ORFEU

APOLO, o pai de ORFEU

ARISTEU, criador de abelhas

MIRA DE TAL, mulher do morro

A DAMA NEGRA

PLUTÃO, presidente dos Maiorais do Inferno

PROSÉRPINA, sua rainha

O CÉRBERO

GENTE DO MORRO

OS MAIORAIS DO INFERNO

CORO e CORIFEU

AÇÃO: Um morro carioca

Orfeu da Conceição era um sambista muito conhecido no morro carioca, ele cantava lindas canções junto com seu violão, ele era motorista de crianças de escola, era namorado da Mira uma garota do morro, a qual sentia muito ciúme de Orfeu, pois era desejado pelas mulheres e invejado pelos homens.

Já estava de casamento marcado com sua futura esposa, quando conhece Eurídice uma garota jovem e nova no morro era sempre alegre e graciosa.

Eurídice se apaixona por Orfeu e os dois vivem uma fase repleta de amor entre eles, mas sendo incomodados por Mira que era inconformada por Orfeu ter a largado e ficar com a Eurídice.

Eurídice era perseguida por um homem misterioso, mas Orfeu não sabia e tentando ajudá-la, e até que em dia de carnaval estavam todos alegres e descontraídos e Eurídice se desaparece misteriosamente sendo perseguida pelo tal homem, e Orfeu percebe. Eurídice correndo desesperadamente do tal homem, e o Orfeu também seguindo Eurídice e é quando descobre que ela é perseguida pelo tal homem.

E no final Eurídice esta fugindo do homem e sem ver escorrega e cai de um “penhasco” e Orfeu é atingido por uma pedra na cabeça por sua ex-namorada. E assim acba a história deste amor com Orfeu e Eurídice mortos.

Obras Associadas:

O Orfeu mitologia até hoje não é conhecido por uma única versão e sim vaias versões como: “Orfeu e Eurídice” de Rodin, pintura de Delacroix e os poemas de Virgílio.

Em 1993 Orfeu foi revelado para uma mídia mais reservada no Brasil e subestimada sendo publicada em quadrinhos. Publicada originalmente nos E.U.A pelo talentoso e roteirista Neil Gaiman que adaptou Orfeu mito para a sua série de quadrinhos Sandman que conta a histórias de perpétuos que cumprem as funções do mundo são eles: o sonho, morte, desejo, desespero, destruição, delírio e destino.

Orfeu Negro:

Na mitologia grega, Orfeu era um artista completo, sendo músico e poeta e sua habilidade com a Lira encantava até animais e

plantas. Sua esposa Eurídice, ao ser perseguido por Aristeu, acaba sendo morta por uma picada de serpente. A morte da amada leva Orfeu a uma incrível viagem ao mundo dos mortos (Hades). Com seus talentos musicais, Orfeu consegue convencer os deuses a levar Eurídice de volta para a vida, mas com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com