TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mito de Orfeu e Eurídice

Por:   •  14/9/2023  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

O Mito de Orfeu e Eurídice

Para entender o Mito de Orfeu e Eurídice devemos começar entendendo quem foi Orfeu na mitologia grega.

Orfeu foi um músico e cantor que ganhou este dom de seu pai como presente e quando cantava maravilhava não somente as pessoas mas a natureza também.

O modo em que Orfeu cantava alucinava todos, fazia com que se esquecem de seus problemas e por isso ficou tão famoso, se tornou um grande símbolo em teatros, musicais e óperas.

Ele encantava também, as damas da região (incluindo Eurídice).

Orfeu e Eurídice

Em um dia, Orfeu andava pelos campos ao se deparar com uma moça cuja beleza era graciosa, se apaixonando à primeira vista, este sentimento foi recíproco visto que a bela moça chamada Eurídice se apaixonou instantaneamente pelo rapaz. Logo se tornaram amantes e se casaram.

Não somente Orfeu era cobiçado, como também Eurídice que tinha um admirador, chamado Aristeu. Um dia a graciosa moça andava pelos campos, mas mal sabia que estava sendo perseguida por seu adorador, ao perceber tentou fugir mas pisou em uma cobra, que a mordeu e injetou seu veneno. Causando assim a morte da mulher.

Quando soube, Orfeu correu para o encontro do corpo de sua amada e em lagrimas, jurou a salvar da morte. Logo depois pensou em um plano e decidiu ir ao submundo, também conhecido como Hades, para tentar resgatar sua esposa e trazer sua alma de volta ao mundo dos vivos, seria um caminho difícil e perigoso mas a força do amor e o luto moveram o jovem rapaz.

Ao chegar em Hades, Orfeu precisou passar por muitos desafios, o primeiro deles foi Cerberus, um cão guarda de três cabeças, mas Orfeu utilizou de seu canto para fazer com que o guarda dormisse, podendo prosseguir sua jornada.

Enfrentou também Caronte, o barqueiro que o levou até o outro lado do rio Estige e Cérbero, o guardião dos portões infernais, adormeceu os dois assim como fez com Cerberus, conseguindo assim atravessar os umbrais para encontrar Eurícide.

Ao encontra-la foi lhe imposto apenas uma condição, não olhar para sua amante, até chegar ao mundo dos vivos. Portanto quase chegando em seu destino, desejando ver se sua querida estava com ele, Orfeu olhou para trás, fazendo com que a alma fosse transformada em um espectro. Com uma enorme tristeza o jovem teve que voltar de Hades, e esperou longos sete dias em profunda lamentação e jejum, sentado ao lago e não conseguia desejar nenhuma mulher que se aproximava.

Essas mulheres, conhecidas como Mênades, ficaram furiosas e cansaram de ser rejeitadas pelo rapaz. Então, juntas, cortaram o corpo do músico em pedaços e jogaram sua cabeça no rio Hebrus. As musas, sepultaram seu corpo no monte Olimpo e retornando ao mundo dos mortos, porém desta vez em alma, Orfeu pode finalmente, reencontrar Eurícide.

Nos dias de hoje

Podemos ver como esse mito está presente na atualidade, com inovações rápidas para poupar o tempo e pensamentos como: tempo é dinheiro, as pessoas se acostumaram com a rapidez das coisas, perdendo a habilidade de esperar o tempo certo. Muitas vezes movidas pela impaciência fazem coisas precipitadas sem pensar nas consequências, assim como Orfeu, movido pela vontade de ver sua esposa se precipitou e não conseguiu aguardar para poder ve-la fazendo com que a perdesse de vez. É bastante difícil conseguir aceitar o destino as vezes, ficamos com vontade de muda-lo, fazer algo mas é importante pensar oque vale mais a pena: esperar o tempo certo e natural da vida e aceitar o destino ou querer apressar e mudar o destino tendo consequências grandes e piores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com