TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e características dos efluentes industriais

Por:   •  14/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Escola PROTEC – Cursos Técnicos e Profissionalizantes

TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM QUALIDADE com CRQ

Alicio Ávila

Camila Paim

Cleber Santos

Djeane Soares

Lilian Lima

                                                    Silene Andrade  

TURMA P – 2016/2017

QUIMICA

Origem e características dos efluentes industriais  

Prof.ª Luciana de Souza de Cerqueira  

Camaçari

Março 2017

INTRODUÇÃO        

As atividades industriais pode causar durante o processo produtivo, a geração de efluentes, os quais podem poluir, contaminar o solo e a água, vale salientar  que nem todas as empresas geram efluentes com o poder muito forte nesses dois ambientes. As águas contaminadas são resultados do processo da galvanoplástica que são produzidos nas indústrias, tem origem em uma série de operação de preparo e recobrimento das peças com os diversos metais.

A outra operação responsável pela geração de efluentes líquidos é o revestimento  metálico eletrolítico das peças , e que requer , além  das etapas  de lavagem das mesma. A grande variedade de indústrias e a crescente geração de efluentes e seu descarte na natureza vem casa vez mais despertando a preocupação da sociedade , A lei vigente e a conscientização da preservação , do meio ambiente que levam as empresas a desenvolverem processos de tratamento de seus efluentes , Para evitar a contaminação o solo, o ar , dos rios, lagos e oceanos.

Efluentes são resíduos que vem das indústrias, dos esgotos entre outros, que são jogados no meio ambiente de forma liquida. Esses efluentes são qualquer liquido ou gases que são gerados no cotidiano do ser humano e jogados na natureza.

Suas características são próprias com substâncias químicas ou orgânicas, que pode ser pra reuso, toxico etc.

A poluição do ar esta relacionado aos efluentes lançado na atmosfera pelos transportes, pelas empresas além do efeito estufa, chuva acida.

Existe alguns efluentes que são classificado como os, domestico  que são resíduos produzido na cozinha de restaurantes, residências ou banheiro de casas, industrias. Mesmo sendo resíduos domestico, sendo descartado de forma inadequada pode provocar serio desequilíbrio a natureza e a vida dos seres vivos.

Resíduos líquidos tem origem de esgoto sanitário que vem das indústrias, dos lixos, agricultura, resíduos humanos etc.

Existe uma necessidade de orientar a população com relação ao descarte dos efluentes e suas composições, isso é determinante para definir o tipo de tratamento de cada um, para evitar danos ao meio ambiente.

 Prevenção é qualquer pratica que evite, reduza ou elimine a poluição, é necessário para que os efluentes sejam descartados de forma consciente em lugares adequado, essa prevenção tem que partir não só das residências, mas também das indústrias, onde os resíduos são maiores.  

Além dos resíduos domestico e liquido temos os processos de tratamento que são utilizados de acordo com os princípios químico e biológico.

Processos fiscos: dependem das propriedades físicas do contaminante tais como, tamanho de partícula, peso específico, viscosidade, etc. 
Exemplos: gradeamento, sedimentação, filtração, flotação, regularização/equalização, etc.

Processos químicos: dependem das propriedades químicas dos contaminantes o das propriedades químicas dos reagentes incorporados. Exemplos: coagulação, precipitação, troca iônica, oxidação, neutralização, osmose reversa, ultrafiltrarão.

Processos biológicos: utilizam reações bioquímicas para a eliminação dos contaminantes solúveis ou coloidais. Podem ser anaeróbicos ou aeróbicos. 

O tratamento físico químico apresenta maiores custos por causa dos transportes, armazenamento entre outros.

Esse tipo de tratamento é mais indicado para empresas que geram resíduos líquidos tóxicos, inorgânicos ou orgânicos.

O biológico e um tratamento que não é caro baseando-se na ação metabólica de microrganismos, especialmente bactérias, que estabilizam o material orgânico biodegradável em reatores compactos e com ambiente controlado. 

Como funciona o tratamento de efluentes industriais, os tratamentos são indicados de acordo com o ramo de cada empresa e seus agentes contaminantes. Só as pessoais especializadas podem avaliar e realizar a coleta de amostra para identificar a carga orgânica e a carga toxica dos efluentes.

As características físicas, químicas e biológicas do efluente industrial são variáveis com o tipo de indústria, com o período de operação, com a matéria-prima utilizada, com a reutilização de água etc. Com isso, o efluente líquido pode ser solúvel ou com sólidos em suspensão, com ou sem coloração, orgânico ou inorgânico, com temperatura baixa ou elevada. Entre as determinações mais comuns para caracterizar a massa líquida estão as determinações físicas (temperatura, cor, turbidez, sólidos etc.), as químicas (pH, alcalinidade, teor de matéria orgânica, metais etc.) e as biológicas (bactérias, protozoários, vírus etc.).

O conhecimento da vazão e da composição do efluente industrial possibilita a determinação das cargas de poluição / contaminação, o que é fundamental para definir o tipo de tratamento, avaliar o enquadramento na legislação ambiental e estimar a capacidade de autodepuração do corpo receptor. Desse modo, é preciso quantificar e caracterizar os efluentes, para evitar danos ambientais, demandas legais e prejuízos para a imagem da indústria junto à sociedade.

Os efluentes em sua em sua maioria estão subdivididos em efluentes industriais e domésticos, porém existem outras divisões desses resíduos.

Efluentes gasosos

Chaminés industriais são os maiores emissores deste tipo. Seus níveis de emissão foram determinados pelo famoso "Protocolo de Kioto". Os efluentes gasosos são liberados em maiores quantidades em áreas urbanas industriais devido à ação, principalmente, da indústria e da liberação de gases pelos veículos automotores.

Efluentes líquidos

Este tipo de efluente tem origem em diversas fontes. Abaixo algumas dessas.

Domésticos: São caracterizados por portarem uma grande quantidade de material orgânico, pois são compostos de fezes, resto de comida, etc. Trazem ainda uma carga poluente por virem contendo produtos químicos como os de limpeza;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (328.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com