TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DE ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVANDERIAS INDUSTRIAIS

Por:   •  21/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 12

ESTUDOS DE ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVANDERIAS INDUSTRIAIS

Jean Menezes1, Maria Elisabete Machado1, Gislaine Melo2,

Cristiano Buhler2 e Ivo André H. Schneider1

1 PPGEM-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 FEAR-Universidade de Passo Fundo

UFRGS, Centro de Tecnologia, Av. Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre, RS

Telefone: 55 51 33167104 - Fax: 5551 33167116

CEP: 91501-970 - Porto Alegre, RS - Brasil

e-mail: ivoandre@ct.ufrgs.br

RESUMO

Poucas empresas do ramo de lavagem e tingimento de roupas preocupam-se em lançar seus efluentes, que apresentam uma diversidade de produtos empregados no processo de lavagem, como tensoativos, amaciantes, alvejantes, tinturas, fibras de tecidos, dentro de um padrão de qualidade estabelecido pelos órgãos competentes. As poucas que fazem, limitam-se a processos simplificados tratamento que proporcionam resultados aquém do desejado. Entretanto, a crescente fiscalização, tanto pela população próxima como pelos órgãos de controle, tem exigido das empresas a solução dos impactos ambientais decorrentes dos processos produtivos. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre três alternativas para o tratamento de efluentes de lavanderias: coagulação-floculação, coagulação-floculação-adsorção, Reação de Fenton. Foram conduzidos estudos em laboratório avaliando as três alternativas. Os resultados demonstram que o tratamento por coagulação-floculação remove bem cor e turbidez, porém não é efetivo para a remoção de surfactantes, exigindo uma etapa adicional de tratamento, como por exemplo, adsorção em carvão ativado. A Reação de Fenton também é eficiente, pois promove, em uma única etapa, a remoção dos sólidos suspensos e a oxidação química dos componentes orgânicos solúveis.  Os resultados obtidos são discutidos em termos de tamanho da estação de tratamento de efluentes, dosagens de reagentes, geração de lodo e tempo para cada ciclo do processo.

ABSTRACT

Actually do not exist sufficiency water  in the nature and in good conditions to attempt were necessities.  Immediately,  efforts should be effectuate for consume diminuitton, recicle and the waste water treatment.  Leattle business of the branch clothes laundries have preoccupation in treat yours effluents. The leattle with make, to limit treatment simply process with proportioning on the side desirable results.  The present paper introduce a discussion about three laundry waste water treatment alternatives: coagulation-flocculation, coagulation-flocculation-adsorption and the Fenton reaction.  Have been conduced laboratory studies evaluating the alternatives.   The results demostrat with the treatment by coagulation-flocculation    remove efficiently color and turbidity  but do not is effective for surfactants removal, requiring a additional stage of treatment, as a active coal adsorption.  The Fenton reaction too is efficient, because promove in a unique stage, the suspense solids removal and the chemistry oxidation of the soluble organic compounds.    

INTRODUÇÃO

Observa-se cada vez mais a necessidade de se obter água em quantidade e qualidade. Porém, hoje em dia, não existe na natureza água suficiente e em boas condições para atender a todas as nossas necessidades. Logo, esforços devem ser efetuados para a diminuição do consumo, reciclagem e o tratamento das águas contaminadas.

A lavagem de roupas de forma comercial em empresas de pequeno e médio porte é comum nos dias atuais. As águas residuais apresentam volumes significativos os quais contém uma diversidade de compostos. Entre esses se pode mencionar tensoativos, amaciantes, alvejantes, tinturas, fibras de tecidos, gomas e resíduos de sujeira. Desta forma, a água residual apresenta uma carga orgânica significativa, alta coloração, uma baixa tensão superficial e um volume razoável de sólidos suspensos.  Poucas empresas tratam seus efluentes de forma a atingir os padrões de qualidade exigidos pelo órgão ambiental competente. As que fazem, encontram dificuldades, pois muitas estão situadas no meio urbano, onde a falta de espaço e tecnologias fazem com que os efluentes sejam lançadas fora dos padrões de qualidade especificados pelo órgão ambiental competente para a rede de esgoto e/ou pluvial pública.

As máquinas de lavar roupas empregadas nas lavanderias comerciais são de formato cilíndrico e montadas horizontalmente. As roupas que vão ser lavadas são colocadas dentro do cilindro com água, sabão e outras substâncias de lavagem. A rotação do equipamento produz a agitação necessária para libertar ou dissolver a sujeira dos tecidos. O método é comumente conhecido como “método de várias águas de sabão”.  Esse método exige uma determinada carga de roupas no aparelho, uma série de ensaboaduras e enxágües bem como outras operações, tais como alvejamento e aplicação de sal e anil. Segundo BRAILE e CAVALCANTI (1993), o consumo total de água usando-se esse método é de 32 litros por kg de roupa. Von SPERLING (1996) cita que o consumo de água na lavagem de roupas domésticas é de aproximadamente 2000 a 4000 litros/(dia.máquina).

Quando os despejos de lavanderias devem ser tratados, geralmente emprega-se o tratamento físico-químico (coagulação-floculação com sulfato de alumínio) seguido por sedimentação e filtração (BRATBY, 1980). A complementação do processo ocorre através de um estágio de polimento através de adsorção em carvão ativado ou processos biológicos.  O uso de carvão ativado no tratamento de efluentes da indústria têxtil já foi bastante estudado, porém o consumo é bastante alto (McKAY, 1982a; McKAY,1982b; NASSAR e El-GEUNDI, 1991). Uma outra possibilidade é a adoção de lagoas de estabilização ou outros processos biológicos. Porém, essa alternativa somente é válida em empresas que possuem área disponível para a construção de lagoas de estabilização, não sendo o caso das maiorias das lavanderias. Ainda, os resultados obtidos com sistemas biológicos são contraditórios (BRAILE e CAVALCANTI, 1993).

        Alternativas promissoras para o tratamento de efluentes de lavanderias estão nos processos oxidativos avançados. Em especial nos que agregam a reação de Fenton, pois o processo permite, ao mesmo tempo, a degradação/mineralização de compostos orgânicos solúveis pelo radical hidroxila (.OH) bem como a remoção dos sólidos suspensos pela precipitação do ferro residual (BIGDA 1995; BOLTON 1996; LEÃO et al. 1999; LIAO et al., 1999).

Assim, o objetivo principal do projeto foi  estudar  três alternativas para o tratamento de efuentes de lavanderias: coagulação-floculação, coagulação-floculação-adsorção e Reação de Fenton, onde foram conduzidos estudos em laboratório avaliando as três alternativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (283.8 Kb)   docx (449.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com