TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desastres De Sofia

Monografias: Os Desastres De Sofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  5.014 Visualizações

Página 1 de 4

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Aluno: Ricardo Arantes Professora: Carina

OS DESASTRES DE SOFIA

Qualquer que tivesse sido o seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele.

O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, com um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano. E eu era atraída por ele. Não amor, mas atraída pelo seu silêncio e pela controlada impaciência que ele tinha em nos ensinar e que, ofendida, eu adivinhara. Passei a me comportar mal na sala. Falava muito alto, mexia com os colegas, interrompia a lição com piadinhas, até que ele dizia, vermelho:

- Cale-se ou expulso a senhora da sala.

Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!

Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto do ódio daquele homem que de certo modo eu amava. Não o amava como a mulher que eu seria um dia, amava-o como uma criança que tenta desastradamente proteger um adulto, com a cólera de quem ainda não foi covarde e vê um homem forte de ombros tão curvos. (...)

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. São Paulo, Ática, 1977. p. 11

1) No 2º parágrafo, o narrador afirma que o professor tinha “ombros contraídos”. Essa característica, fora do contexto em que está inserida, pode sugerir várias interpretações, como por exemplo: - que o professor era velhinho; - que era frágil fisicamente; - que era corcunda; - que era acovardado e submisso às pressões sociais. Mas, levando em conta o contexto, apenas uma dessas possibilidades contém uma interpretação adequada. Indique qual é essa possibilidade e, com outras passagens do texto, justifique a sua escolha.

Ao professor relatado na história, a postura que mais combinava com ele é a de que ele era acovardado e submisso às pressões sociais. Isto fica claro quando a “senhora” atrapalha tanto a aula do mesmo que ele dirige a palavra à ela de forma agressiva assim: - Cale-se ou expulso a senhora da sala.

Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!

Ele não mandava, senão estaria me obedecendo.

2) Há várias passagens do texto em que o narrador dá a entender que o professor era uma pessoa que tomava atitudes contrárias à sua vontade ou tinha características que não combinavam entre si. Cite ao menos duas passagens do texto que comprovem essa afirmação.

- Cale-se ou expulso a senhora da sala.

Ferida, triunfante, eu respondia em desafio: pode me mandar!

Ele não mandava, senão estaria me obedecendo.

E usava paletó curto demais.

3) Segundo o texto, os sentimentos da aluna pelo professor eram ambíguos, isto é, eram sentimentos que se contrariavam.

a) Cite algumas passagens em que se manifesta essa contradição.

Ela era atraída por ele pelo seu silêncio e pela incontrolada impaciência que ele tinha e ensinar, mas ela se comportava mal em sala de aula mexendo com os colegas e falando alto demais, ela o respondia tentando assim o desafiar.

b) Qual o motivo dessa ambiguidade?

Tentar de alguma forma chamar a atenção do professor para ele ver que ela queria mais atenção do que os outros alunos.

4) No 3º parágrafo, o professor diz: “- Cale-se ou expulso a senhora da sala”. Perante essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com