TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sindicais

Por:   •  21/5/2017  •  Seminário  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

O sindicalismo é um movimento social de associação de trabalhadores assalariados em sindicatos visando à proteção dos seus interesses. Ao mesmo tempo, é também uma doutrina política segundo a qual os trabalhadores agrupados em sindicatos devem ter um papel ativo na condução da sociedade.

Teve uma origem remota nos últimos anos do século XIX que estava vinculada ao um processo de transformação de economia cujo centro agrário era o café, com a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado teve a transferência do lucro do café para a indústria e com isso o poder político nas mãos dos cafeicultores.

As primeiras formas de organização foram:

Sociedades de socorro e ajuda mútua.

União operária, que com o advento da indústria passou a se organizar por ramo de atividade dando origem aos sindicatos.

As Fabricas

No inicio da revolução industrial as fabricas não apresentavam nenhuma condição viável dos ambientes de trabalho, pois eram precárias.

Os salários dos trabalhadores eram extremamente baixos, onde empregavam mulheres e crianças por mão de obra mais barata.

As cargas horarias eram de 18 horas de trabalho, onde podiam ser sujeitos a castigos de seus patrões (trabalho escravo assalariado).

Você acha que eles tinham direitos a férias ?

Não, não tinham direito a férias, décimo terceiro, descanso semanal ou até auxilio doença.

Isso eram diretos extremamente negados a esse trabalhadores.

Com a formação dos sindicatos, aos poucos os trabalhadores foram conquistando melhores condições de trabalho, onde se teve:

Diminuição da jornada de trabalho

Proibição do trabalho infantil

Férias renumeradas

O principal instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empresários passou a ser a greve.

Em decorrência da Primeira Guerra Mundial, o país passou a exportar grande parte dos alimentos produzidos para os países da Tríplice Entente. A partir de 1915 a ocorrência dessas exportações afetou o abastecimento interno de alimentos, causando elevação dos preços da pequena quantidade de produtos disponíveis no mercado. Embora o salário subisse, o custo de vida aumentava de forma desproporcional, deixando os trabalhadores em más condições para sustentar suas famílias e fazendo com que as crianças precisassem trabalhar para complementar as rendas domésticas.

Sindicatos Amarelos (luta imediatista) Nesta época, as lideranças sindicais eram obedientes à uma ordem burguesa. Embora dirigissem categorias grandes como ferroviários e marítimos, conciliavam com o Estado. Enquanto isso, os Anarco-Sindicalistas, comunicaram uma greve que viria como um momento de greve geral que destruiriam o capitalismo.

A crise de produção gerada pela Primeira Guerra Mundial e a queda vertiginosa dos salários dos operários, caracterizou-se por uma irresistível onda de greves - 1917 a 1920.

1917

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com