TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os dois principais metais produzidos no Brasil

Projeto de pesquisa: Os dois principais metais produzidos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

Introdução 1

Dois dos principais metais produzidos no Brasil 2

Ferro 2

Alumínio 3

Conclusão 5

Introdução

Acredita-se que o ouro e o cobre sejam os primeiros metais a serem descobertos e utilizados pelos homens, pela sua natureza metálica e também as primeiras transformadas em material metálico, ou seja, aquelas que continham óxido de cobre, em contato com o calor das fogueiras. Seria este então, o início da extração dos metais.

Devido a grandes recursos investidos, o Brasil tornou-se um dos maiores exploradores de minérios do mundo. Associado a investimentos de outros países, com incentivos oferecidos pelo governo brasileiro, tiveram papel importante na consecução das estruturas necessárias as suas explorações.

Dois dos principais metais produzidos no Brasil, são o Ferro e o Bauxita – alumínio.

Dois dos principais metais produzidos no Brasil

Ferro

O Ferro é um elemento químico de número atômico igual a 26, massa molar de 55,845 g/mol, ponto de fusão de 1535 °C e ponto de ebulição de 2862 °C. Esse metal é de muita importância em nossa sociedade, pois existem os mais diversos objetos que contêm ferro em sua constituição. Ele pode estar na sua forma pura ou formando a liga metálica chamada de aço (formada por aproximadamente 98,5% de ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e oxigênio).

O ferro já é usado desde os tempos mais remotos, cerca de 4000 a 3500 a.C. Nessa época, o ferro era obtido por meio de meteoros e era considerado extremamente raro.

Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2 O3 ), magnetita (Fe3 O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3H2O) e pirita (FeS2).

A partir desses minérios, é possível produzir o metal ferro. Essa obtenção de um metal por meio de seus minérios é feita com vários elementos, tais como o alumínio, o cobre, o titânio e o manganês; e esse processo é estudado pela área da metalurgia. Um ramo da metalurgia que cuida somente da obtenção do ferro e do aço é a siderurgia, e o principal minério é a hematita.

Nas siderúrgicas, o aço tem maior prioridade que o ferro na produção, porque essa liga pode ser trabalhada na forja, na laminação e na extrusão, enquanto com o ferro isso é difícil. O aço também possui maior dureza e elevada resistência mecânica. Para melhorar ainda mais, esses materiais (o ferro e o aço) têm um custo ainda menor do que outros metais e ligas de alta resistência.

Por isso, eles são tão aplicados em nosso cotidiano, principalmente na construção civil. Por exemplo, para se construir prédios de vários andares como vemos hoje nos grandes centros urbanos, usa-se o concreto armado que é o concreto com estruturas em aço. É o aço que fornece a resistência que a estrutura precisa ter para aguentar forças perpendiculares, como os ventos.

A hematita e a magnetita são usadas também como catalisadores de processos químicos, acelerando essas reações.

O ferro é muito importante para a nossa saúde e manutenção da vida. É esse íon ferro que mantém as hemoglobinas de nosso sangue funcionando e possibilita que consigam extrair oxigênio do ar quando o sangue passa pelos pulmões, para assim distribuí-lo por todo nosso corpo. O perfeito funcionamento do cérebro também depende do íon ferro.

Produtos que são constituído do ferro.

Utensílios domésticos;

Ferramentas;

Peças de automóveis;

Estruturas de edifícios;

Latas de alimentos e bebidas

Alumínio

O alumínio é um metal cujo número atômico é igual a 13 e está situado na família 13 ou III A da Tabela Periódica. Esse metal é conhecido desde a Antiguidade, pois os seus compostos eram usados para as mais diversas finalidades. Por exemplo, o sulfato de alumínio era usado como mordente, isto é, como fixador de corantes em objetos feitos de couro, papel e tecidos.

O sulfato de alumínio é chamado de alumen, uma palavra latina que deu origem ao nome “alumínio”. O primeiro a conseguir isolar o alumínio foi o dinamarquês Hans Christian Orsted, em 1825. Ele pegou a alumina e, a partir dela, preparou o cloreto de alumínio, que, por sua vez, foi tratado com uma liga de potássio e mercúrio, chamada de amálgama de potássio. Desse modo, ele obteve uma liga de alumínio, que foi aquecida sob destilação, evaporando o mercúrio e ficando o alumínio.

No entanto, esses métodos de obtenção do alumínio eram muito caros e ineficientes. Por isso, hoje se utiliza o Processo de Haal-Héroult, desenvolvido em 1886, em que se obtém o alumínio por meio da eletrólise ígnea de uma mistura de alumina e criolita.

A alumina é extraída do principal minério do alumínio: a bauxita, formada por uma mistura de óxidos de alumínio, sendo o principal o óxido de alumínio di-hidratado e diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com