TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- PRODUÇÃO DE TEXTO

Monografias: PORTIFOLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- PRODUÇÃO DE TEXTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2013  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  2.440 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA- FACINTER

ADRIANA FRANCISCA DE CARVALHO MIGUEL

Trabalho apresentado à disciplina de Português, no curso de pedagogia, turma 2010/08,da Faculdade Internacional de Curitiba- Facinter.

Prof Luiz FernandoLopes

CURITIBA

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2. LINGUAGEM E SUAS VARIAÇÕES NA TEXTUALIDADE..............................06

3. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÂO..........................................................07

3.1 VYGOTSKY....................................................................................................07

3.2 TIPOS DE ALFABETIZAÇÃO..........................................................................08

4. METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA...........................09

4.1 Texto de criança..............................................................................................09

4.2 Personagem Chico Bento Pode ser um mau exemplo?....................................09

5.PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL PRODUÇÃO DE TEXTO...................09

5.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA....................................................................09

5.2 ENTREVISTA COM PROFESSORES...............................................................10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................12

7 REFERENCIAS..................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Abordaremos nesse Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional- Produção de texto, as disciplinas de Metodologia do Ensino da língua Portuguesa, Metodologia da Alfabetização,e Práticas de Escrita para o letramento no ensino superior.

O presente trabalho pretende fazer uma reflexão, sobre o agir e os desafios que já começamos a enfrentar no curso de pedagogia, assim como a conexão entre teoria/pratica, e sua operalização dos conhecimentos adquiridos até a presente etapa acadêmica.

Onde faremos em forma de texto uma explicação sobre o que é linguagem e suas variações concebidas no ponto de vista da lingüística, a norma padrão, as diferenças entre a linguagem escrita e a oral e os fatores que devem ser considerados na avaliação da textualidade segundo Hartmann e Santarosa.

Pretende-se destacar também, na disciplina Metodologia do Ensino de língua portuguesa a aquisição da linguagem com crianças que estão começando na etapa da educação, aprendendo como falar as palavras corretamente mais sem perder a sua cultura, o modo que seus pais a educam. Analisando um texto escrito por uma criança para analise da fala em relação a escrita e sobre a influencia do personagem de historias em quadrinho Chico bento, por ele falar errado, meio caipirinha se influencia ou não na educação da criança.

Já na disciplina de Metodologia da Alfabetização contaremos um pouco sobre a vida de Vygotsks, suas principais idéias, relacionando com a prática pedagógica e descrevendo em pratica uma atividade que podemos realizar em sala de aula, com as idéias por ele oferecidas, e os tipos de alfabetização, fazendo uma breve comparação das pessoas que começaram a se alfabetizar com cartilhas, ou que começaram a se alfabetizar antes mesmo de começar ir a escola, ou se alfabetizaram na educação infantil, as idades que começaram a se alfabetizar, e também aquela pessoas que não se alfabetizaram, ou aquelas que aprenderam só observando os outros.

E pra fechar esse portfólio falaremos sobre a disciplina de Praticas de escrita para o letramento no ensino superior, falaremos um pouco sobre produção de textos em como os professores trabalham em sala de aula esse assunto que é de grande valia, para os alunos de hoje se tornarem grandes profissionais e produtores de textos amanhã. Faremos uma breve pesquisa sobre uma escola onde se trabalha desde o ensino fundamental ao ensino médio, com tudo que vem sendo estudado nesse portfólio, onde dentro da própria escola foi feita uma breve entrevista com os professores da educação infantil a respeito dos métodos por eles utilizados em sala de aula no aprendizado de seus alunos, nas produções de textos e como formar um bom produtor de textos, gêneros textuais, a linguagem e norma padrão, os fatores que o professores levam em conta ao analisar o aluno, o ensino da gramática e grafia. Onde pretendo através deste trabalho resgatar a importância das disciplinas citadas acima, para o cotidiano escolar, auxiliando nas tarefas em sala de aula com a finalidade de desenvolver o raciocínio critico e lógico da criança, nos dando suporte no exercício de nossa função, conhecendo a realidade que insere o processo educaditivo deve-se desenvolver formas de intervenção, a partir da compreensão dos aspectos filosóficos, sociais, históricos, econômicos, políticos e culturais que configuram e a condicionam para uma melhor aprendizagem levando em conta o cognitivo e afetivo da criança.

2. LINGUAGEM E SUAS VARIAÇÕES NA TEXTUALIDADE

A linguagem é o conjunto de códigos pelo qual nos comunicamos uns com os outros. O principal exemplo da linguagem humana são as línguas naturais. De um modo geral, dá-se o nome de linguagem a todos os meios de comunicação, seja sinais de transito, a linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com