TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática, 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

A editora Intersaberes publicou em Curitiba-PR 2012, a 1ª edição da obra DIDÁTICA, de Pura Lúcia Oliver Martins. Essa obra possui quatro capítulos distribuídos em 96 páginas. Os capítulos estão dispostos na seguinte ordem: Didática: Momentos Históricos, Abordagens do processo didático, seus fundamentos e instâncias operacionais, “Elementos Didáticos Objetivos, Conteúdo, Método, Avaliação, Princípios Orientadores da Didática na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento.

Nascida em araponga – PR no ano de 1951, Pura Lúcia Oliver Martins é licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutora em educação pela Faculdade de educação da Universidade de São Paulo. É professora aposentada da faculdade de educação da UFMG, onde atuou na graduação e na pós-graduação durante 17 anos. Desde 2003, é professora do Programa de Pós-graduação em educação – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É autora dos livros Didática teórica/ Didática Prática: para além do Confronto; A Didática e as Contradições da Prática, entre outros. Também já publicou artigos em revistas especializadas.

Pura Lúcia Oliver Martins elaborou este livro com a finalidade de trazer uma reflexão a respeito do fazer pedagógico, para que professores e futuros professores possam compreender e desenvolver técnicas e métodos para tornar a arte de ensinar mais dinâmica e prazerosa, tanto para educadores quanto para educandos.

A autora dá início à sua obra fazendo um relato histórico da didática no Brasil, onde mostra que nos últimos 35 anos esta vem sendo questionada na função e formação de educadores e sua especificidade como área de conhecimento na constituição da identidade. Pura Lúcia comenta que há pelo menos dois marcos fundamentais: O I encontro Nacional de Professores de didática realizado em 1972, na Universidade de Brasília, e o Seminário A didática em Questão, realizado na PUC do rio de janeiro, dez anos depois. Enquanto no primeiro encontro (1972), buscava-se um professor tecnicamente competente, comprometido com o Programa Político- econômico do país,em (1982), a preocupação girava em torno da formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social.

Neste capítulo a autora mostra ainda, que os movimentos de meados dos anos 1980 resultaram alterações na organização das escolas e nos cursos de formação de professores dos três graus de ensino. A expressão aprender é do final do século XIX e início do século XX, tendo surgido no movimento da escola nova.

No momento histórico atual torna-se imperativo preparar um trabalhador intelectualmente ativo, criativo, produtivo.

No segundo capítulo a autora apresenta as Abordagens do processo didático, seus fundamentos e instâncias operacionais no contexto das teorias pedagógicas produzidas socialmente a partir de determinadas circunstâncias históricas. Ela também mostra a distinção e a inter-relação entre os conceitos de método e técnicas que muitas vezes são tratados de sinônimos.

Apresenta-nos ainda as formas e as práticas de interação entre professores e alunos e as perspectivas da transmissão – assimilação, do aprender, do aprender a fazer, da sistematização coletiva do conhecimento que se expressam em diferentes contextos históricos que se indicam caminhos distintos de organização do ensino pelo professor e os da escola.

No capítulo intitulado “Elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com