TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES

Artigo: PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE 1

O HOMEM E A LINGUAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Identifique o tipo de linguagem usada nos textos a seguir. Se houver mais de um tipo, tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

2. Escreva um parágrafo, com aproximadamente 5 linhas, sobre as ideias que cada um dos textos sugere a você, ou seja, faça a interpretação de cada um deles.

3. Explicar a afirmação: “A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias”. Exemplificar com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.

4. Quais são as três concepções de linguagem conforme Geraldi (1991)? Descreva-as com as suas palavras.

5. Conceitue os três tipos de linguagem; em seguida, acesse a Internet e procure dois exemplos de cada uma delas. Não se esqueça de mencionar as fontes consultadas de cada um dos exemplos.

UNIDADE 2

LEITURA E ESCRITA – CAMINHOS QUE SE CRUZAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sobre o texto: “Linguagem e participação social”, destaque aspectos que tenham lhe chamado a atenção, em seguida elabore 5 perguntas que comecem com: Por que... Como... E se..., referentes a tais aspectos.

2. Uma vez que a produção textual é fundamental ao desenvolvimento da competência linguística da pessoa, qual deve ser o papel da escola frente à produção textual? Como o professor deve agir, quais estratégias ou comportamentos deve assumir? Comente.

3. Leia o item que se refere à importância das oficinas de produção de texto e liste cinco pontos que você considera essenciais neste tipo de trabalho.

4. Quais as dificuldades dos alunos frente ao texto, e qual deve ser a postura do professor, visando à superação de tais dificuldades?

5. Leia o artigo O significado da reescrita de textos na escola: a (re)construção do sujeito-autor, disponível em http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v04/m34424.pdf, que aborda a importância da reescrita para o desenvolvimento da competência linguística do sujeito. Elabore cinco perguntas sobre o conteúdo que você leu. Comece com elementos de coesão como Por que... Para que... E se..., Como... entre outros.

6. Leia os textos a seguir, classifique-os conforme a tipologia apresentada. Lembre-se de estudar todas as variantes vistas nesta Unidade. A seguir, escreva um parágrafo, justificando a sua classificação com base na teoria estudada.

TEXTO A

Bolo de chocolate na Caneca

* 1 ovo pequeno

* 4 colheres (sopa) de leite

* 3 colheres (sopa) de óleo

* 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó

* 4 colheres (sopa) rasas de açúcar

Modo de preparo:

Coloque o ovo na caneca e bata bem com o garfo; acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais; coloque a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar a massa. Por fim, leve durante três minutos no microondas na potência máxima.

TEXTO B

A Mulher e sua Galinha

Uma mulher possuía uma galinha, que todos os dias, sem falta, botava um ovo.

Ela então pensava consigo mesma, como poderia fazer para obter, ao invés de um, dois ovos por dia.

Assim, disposta a atingir seu objetivo, decidiu alimentar a galinha com uma porção de ração em dobro.

A partir daquele dia, a galinha tornou-se gorda e preguiçosa, e nunca mais botou nenhum ovo.

Moral da História:

O Ganancioso, cedo ou tarde, acaba por se tornar vítima de sua própria ambição.

TEXTO C

A crise financeira mundial fez com que cerca da metade da população de 25 países diminuíssem os gastos com bens e serviços, de acordo com o estudo A Crise no Mundo, do Ibope em conjunto com a rede global de pesquisas WIN. Segundo o levantamento, 52% dos 20.325 entrevistados deixaram de comprar calçados, vestuário e acessórios, enquanto 48% reduziu os gastos com móveis e eletrodomésticos. O mesmo porcentual diminuiu as despesas com itens de lazer como restaurante, cinema, entre outros.

TEXTO D

UNIDADE 3

A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE LEITURA E ESCRITA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Leia o artigo Leitura processo de aprendizagem, disponível em http://www.nead.uncnet.br/2009/revistas/letras/2/1.pdf, e elabore um texto explicativo, entre 10 a 15 linhas, expondo por que a leitura é condição prévia para a produção escrita?

2. Tenha como base de seu raciocínio a teoria sobre texto literário e não literário. Observe os textos a seguir, em seguida, elabore um comentário sobre cada um dos textos, destacando as respectivas características se correspondem a texto ou não literário. Lembre-se de justificar com o próprio texto.

TEXTO A

SONETO DO AMIGO

Enfim, depois de tanto erro passado

Tantas retaliações, tanto perigo

Eis que ressurge noutro o velho amigo

Nunca perdido, sempre reencontrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com