TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTUGUES

Ensaio: PORTUGUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Ensaio  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Podemos afirmar que uma pesquisa é um processo intencional, ou seja, é desenvolvida a partir de um conjunto de operações sucessivas e distintas, mas interdependentes, a fim de coletar sistematicamente informações válidas sobre um fenômeno observável para explicá-lo ou compreendê-lo. Assim, para se desenvolver uma pesquisa deve-se passar por pelo menos quatro momentos, que são eles:

a.

Definição do tema, elaboração das justificativas, do problema e dos objetivos.

b.

Definição do tema, formulação do problema, dos objetivos e das hipóteses.

c.

Definição do tema, das hipóteses, elaboração da fundamentação teórica e definição da bibliografia.

d.

Definição da pesquisa, elaboração dos instrumentos de coleta de dados, interpretação dos dados e definição da bibliografia.

e.

Definição, organização, execução e elaboração do relatório de pesquisa.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

De acordo com Lakatos e Marconi (1992) a formulação do problema é o primeiro passo da pesquisa científica e ele é diretamente associado ao tema a ser pesquisado. O problema “indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver, passível de ser testado empiricamente (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 126).”

Referência: LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Sobre o problema de pesquisa é correto afirmar:

a.

a) O problema de pesquisa não pode ser testado cientificamente.

b.

a) O pesquisador define o problema de pesquisa de acordo com a sua intuição.

c.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

d.

a) O problema de pesquisa contempla a justificativa da pesquisa.

e.

a) O problema de pesquisa apresenta juízos de valor.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

A definição de uma pesquisa abrange as justificativas, o problema e os objetivos. O problema significa a questão para qual se vai buscar respostas pela pesquisa, assim, formular o problema consiste em aprimorar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. Um professor orientador de TCC recebeu de seus alunos as propostas abaixo relacionadas como problema para as suas pesquisas. Dentre as propostas apresentadas, qual pode ser considerada adequada.

a.

Será que os casamentos consumados após um grande período de convivência entre os pares duram mais que outros?

b.

Por que existem pessoas que trabalhando na mesma empresa são mais satisfeitas com seu trabalho que outras?

c.

Será que as pessoas que se submetem à psicoterapia, em grupo ou individualmente, mudam com o tempo?

d.

É possível os funcionários se comprometerem mais com a empresa na qual trabalha do que os empresários?

e.

A exposição dos eleitores aos debates entre candidatos à presidência do Brasil na televisão está relacionada com a decisão de votar ou anular o voto?

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Leia o resumo da tese de doutorado sobre as Festas italianas em São Paulo e identifique o problema de pesquisa de Ferreira Júnior (2009):

O registro das festas populares como Patrimônio Imaterial, neste trabalho especificamente as festas de origem italiana na cidade de São Paulo, representa muito mais do que um reconhecimento da importante influência cultural dos imigrantes. A tentativa de reconstruir a história das festas de Nossa Senhora de Casaluce, Nossa Senhora Achiropita, São Vito, São Francisco de Paola e São Gennaro, permitiu descobrir outras questões que não se limitam só a uma descrição ou recuperação de uma tradição. Ao buscar a origem destas festas na Itália, o campo de estudo se alargou, proporcionando uma análise sobre temas muito discutidos hoje como cidadania, identidade, diversidade e multiculturalidade que não só completa a proposta inicial como abre caminhos para uma discussão muito mais ampla do que a princípio se poderia imaginar.

Palavras chave: Desenvolvimento Sustentável. Patrimônio Imaterial. Festas Populares. Imigração italiana. Cidadania. Identidade. Diversidade. Multiculturalidade.

Referencia: FERREIRA JÚNIOR, Silvio Pinto. Festas “italianas” em São Paulo e a Proteção do Patrimônio Imaterial: a identidade de grupo no contexto da diversidade. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

a.

a) A valorização das tradições faz com que o jovem participe mais ativamente e garanta a continuidade do trabalho trilhado por seus precursores.

b.

a) Por apresentar como objetivo principal relacionar a importância da valorização da tradição cultural (aqui representada pela festa) ao Desenvolvimento culturalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com