TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.

GISLENE BEZERRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

MARACAJU - MS

2013

GISLENE BEZERRA

PRODUÇAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: IDEB.

Portifólio apresntado ao Curso de Pedagogia oferecido pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, cumprindo parte das exigências do curso para obtenção de titulo de Licenciatura.

MARACAJU - MS

2013

1 INTRODUÇÃO

A educação passou por muitas etapas e processos, sempre visando um ensino de qualidade. Durante esses processos um ponto que sempre caminhou lado a lado com a educação foi a avaliação. (MELLO e SOUZA, 2005) (PAZ, S.d, p. 1) destaca que:

[...] educação e avaliação sempre andaram de mãos dadas. Tal fato, certamente nada estranho a todos aqueles que frequentaram por anos as unidades escolares, hoje, no contexto crescente do uso de indicadores econômicos, educacionais e estatísticos, se torna algo com finalidade bem diferente dos antigos testes escolares para avaliar, reprovar ou aprovar, significativa parcela da população discente.

E é por esse motivo que se torna tão importante pesquisar como as escolas se portam diante a avaliações como o IDEB, se possuem metas a serem alcançadas, se realizam uma preparação visando a avaliação do IDEB.

As entrevistas que serviram de base para este trabalho foram realizadas em uma escola da rede estadual de ensino, sendo ela a Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo; e outra escola que pertence a rede municipal de ensino, sendo ela a Escola Municipal José Pereira da Rosa.

Com os dados das entrevistas em mãos e com o apoio de material bibliográfico foi possível identificar os pontos em que as escolas divergem ou utilizam de maneira significativa os resultados do IDEB como forma de garantir a melhoria do ensino.

1 IDEB: O TERMÔMETRO DA SITUAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

O IDEB na verdade é o indicador da qualidade da educação, trazendo informações acerca do desempenho dos alunos de 4º, 5º, 8º e 9º anos na Prova Brasil. As informações obtidas por meio do IDEB servem para medir a qualidade de ensino no Brasil. Para (PAZ, S.d, p. 4-5):

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo INEP/MEC. Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nesse sentido pode-se afirmar que o IDEB é o termômetro da situação escolar, e é medido através da Prova Brasil, ENEM e no caso do Estado de Mato Grosso do Sul, também é medido através do SAEMS. De acordo com (PAZ, S.d, p. 4):

Para melhorar a radiografia do ensino público brasileiro por unidade escolar, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) aperfeiçoou o Saeb, incluindo a Prova Brasil, criada em 2005, e mantendo inalterada a avaliação amostral do Saeb, que hoje se chama Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais detalhada e com foco em cada unidade escolar. Com a Prova Brasil, o sistema de avaliação da educação básica passa a ser um dos mais avançados da América Latina, pois oferece informações mais precisas sobre a qualidade de educação por escolas brasileiras.

Por meio das entrevistas foi possível observar que realmente o IDEB funciona realmente como um termômetro da situação educacional, a partir do qual diversos planos de ação são implantados nas escolas tanto da rede municipal de ensino, quanto da rede estadual.

Na escola Lima as notas do 4º e 5º ano foi 4.4 e para o 8º e 9º ano foi alcançada a nota 3.2, o que segundo o coordenador ultrapassou a meta esperada pela escola que teria sido 3.4 para 4º e 5º ano, já para o 8º e 9º ano a meta pretendida era de 2.9, porém a escola atingiu 3.2, ou seja, superou a meta em 0,3 pontos.

Ao indagar o coordenador da escola José Pereira da Rosa acerca de como ele articularia o resultado de IDEB com a melhoria da qualidade do ensino, ele respondeu que a escola vê no resultado do SAEMS e do IDEB uma oportunidade de criar estratégias no sentido de melhorar o ensino e preparar os alunos.

Nesse sentido, os professores possuem total autonomia de trabalharem sempre buscando bater as metas pretendidas para o IDEB, dessa maneira visando chegar em 2019 a uma nota superior a meta de 5.7, ou seja, nota acima da meta estipulada, até porque o governo oferece não só recursos didáticos pedagógicos para auxiliar alunos e professores, mas também oferece recursos financeiros que são repassados às escolas que cumprem a meta.

Para (SAVIANI, 2007) apud (PAZ, S.d, p. 7):

[...] no que se refere ao ensino fundamental, foram previstas três ações: a implantação da “Provinha Brasil”, destinada a avaliar o desempenho em leitura e escrita das crianças de 6 a 8 anos de idade, tendo como objetivo verificar se as crianças da rede pública estão chegando aos 8 anos efetivamente alfabetizadas e letradas 3; a segunda é o “Programa Dinheiro Direto nas Escolas”, que concederá, a título de incentivo, um acréscimo de 50% de recursos financeiros às escolas que cumprirem as metas do IDEB; e a terceira é o “Gosto de Ler”, que pretende, por meio da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, estimular o gosto pela leitura, nos alunos do ensino fundamental.

Em outras palavras, pode-se se dizer que o governo não esta forçando o professor a se preocupar com os índices do IDEB, mas sim, vem desenvolvendo programas que atendam as necessidades, tanto de alunos quanto de professores, visando a qualidade do ensino oferecido nas instituições públicas de ensino.

2 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A realização desse trabalho permitiu constatar o que já fora abordado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com