TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIP DE SÃO PAULO

GESTÃO FINANCEIRA

EDNA R. S. OLIVEIRA - RA: 1000234

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

PIM V

TABOÃO DA SERRA

2018

EDNA R. S. OLIVEIRA - RA: 1000234

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

PIM V

Apresentação do projeto integrado multidisciplinar PIM V para a conclusão da dependência do curso superior técnico em gestão financeira, apresentado a universidade Paulista – Unip.

Orientador: Professor Tiago Gonçalves de Freitas

Resumo

O projeto Integrado Multidisciplinar V do curso de Gestão Financeira – Fontes

De Financiamento, Planejamento Tributário e Matemática Financeira, analisou a empresa TERMOEPS COML INDL PLASTICOS LTDA apurando em uma pesquisa qualitativa, os dados financeiros da empresa onde conseguimos analisar como funciona e funcionavam as técnicas de matemática financeira, fontes de financiamento e planejamento tributário da mesma, sendo possível analisar alguns erros de planejamento que a mesma obteve, e um pouco sobre os resultados gerados com tal erro e por fim, foi identificado o método que foi mais adequado para que fosse possível retomar o controle da empresa.

Palavra Chave: Planejamento, Controle, Financiamento.

Sumário

Introdução 6

Planejamento tributário 7

Matemática financeira 9

Fontes de financiamento 11

Capital de giro 12

Conclusão 13

Referências Bibliográficas 14

Introdução

O Projeto Integrado Multidisciplinar V, tem por objetivo um estudo de caso, em forma de uma pesquisa qualitativa, onde vamos estudar o caso da empresa TERMOEPS COML INDL PLASTICOS LTDA, destacando as principais fontes de financiamento, seu planejamento tributário, e as técnicas de matemática financeira a disposição para nossa pesquisa. A escolhida como tema de nossa pesquisa, é uma empresa situada na cidade de São Simão a 47 km de Ribeirão Preto, SP e que atua na fabricação e transformação do EPS (Poliestireno Expandido) desde 2001, promovendo soluções criativas e integradas, de componentes e serviços. Esta empresa foi escolhida, pois temos um amplo registro da mesma, tanto de pesquisas informais (não profissional) quanto matérias formais sobre a empresa. Sem desmerecimento a qualquer outro departamento que faz parte da empresa, temos como certeza que o departamento financeiro necessita de informações corrigidas e atualizadas diariamente, o mais exigido e, talvez, o mais importante, pois um erro, por menor que seja, pode causar grandes anomalias na saúde financeira da empresa, e para a recuperação da mesma, pode levar muitos dias. Fora que tais falhas no departamento financeiro, podem levar uma empresa a falência. Veremos neste documento a aplicação de nossas teorias do bimestre para que possamos ver a teoria dentro da realidade.

Planejamento tributário

Temos como fases do processo de elaboração de um planejamento tributário os seguintes pontos:

- Pesquisa do fato objeto do planejamento;

- A articulação das questões físicas oriundas do fato pesquisado;

- Estudo dos aspectos jurídico-fiscais relacionados com questões decorrentes do fato pesquisado;

- Conclusão;

- Formalização do planejamento de forma técnico funcional.

Para começar a elaboração do planejamento tributário devemos realizar o levantamento de dados pertinentes à atividade da empresa. Como qualquer tipo de levantamento, os resultados variam conforme a natureza, características, tipo e extensão das questões envolvidas no planejamento tributário, bem como as particularidades operacionais da empresa. O levantamento deverá abordar questões como:

- Estrutura e atividades operacionais da empresa;

- Qualificação fiscal do estabelecimento;

- Particularidades das operações industriais, negócios mercantis e prestação de serviços abrangidos pelo planejamento tributário.

Tais levantamentos de dados são obtidos com entrevistas formais com os colaboradores responsáveis pelas atividades da empresa, bem como pesquisa e análise de documentos e livros fiscais.

Dado sequência, a articulação das questões fiscais oriundas do fato pesquisado, agora com os dados levantados em mãos começa a articulação de questões que o planejamento tributário irá solucionar. Nesta etapa que se define a característica do planejamento tributário.

Após a definição da característica do planejamento tributário se inicia um estudo dos aspectos jurídicos relacionados com as questões decorrentes do fato pesquisado, tal fase se caracteriza pelo amplo estudo de legislação fiscal vigente, visando atingir o objetivo definido.

Após é realizada a conclusão que abrange as respostas às indagações elaboradas e, finalmente, a formalização do planejamento realizado em um expediente funcional, para tal conclusão, devem-se focar em clareza, concisão, harmonia, vigor e objetividade.

A complexa carga tributária que incide diretamente na pessoa física tanto quanto a pessoa jurídica no Brasil, impacta não só empreenderes de pequeno ou grande porte quanto as famílias anual mente. Às vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com