TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROSAS ROMANTICAS

Artigo: PROSAS ROMANTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

PROSAS ROMANTICAS BRASILEIRAS

1 - O Romance Pioneiro no Brasil surge dotado de algumas peculiaridades. Quais seriam elas?

R: O Episodismo: sobreposição dos episódios análise dos fatos.

O Oralismo: o narrador é um contador de histórias

A Linearidade: segue se a ordem cronológica normal dos fatos da vida.

A Idealização: no ambiente, no enredo e nos personagens-homem herói autentico e generoso, e mulher feminina, ingênua e fiel.

Referência: http://tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=Ci%EAncias%20Naturais&idAssunto=355&idArea=1&acao=VerCompleto

2 - Caracterize as quatro linhas temáticas do romance:

R: Romance Indianista: caracterizada pela idealização do índio.

Romance Histórico: revela o resgate da nacionalidade a partir da criação de uma visão poética e heróica das origens nacionais.

Romance regionalista: também conhecido com sertanista, é marcado pela idealização do homem do campo.

Romance social urbano: retratam o ambiente da aristocracia burguesa, seus hábitos e costumes refinados, seus padrões de comportamento, sendo raro interesse pela periferia.

Referência: http://tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=Ci%EAncias%20Naturais&idAssunto=355&idArea=1&acao=VerCompleto

3 - O Romance Indianista retrata o índio de uma maneira que ele não é visto em sua realidade sócia antropológica, mas sim de outra forma. Qual seria essa idealização?

R: O índio é visto de uma maneira lírica e poética figurando como o protótipo de uma raça ideal. Materializa-se no índio o “mito do bom selvagem” de Rousseau (o homem é bom por natureza) Há harmonização das diferenças entre as culturas europeia e americana. O índio é mostrado em diversas condições, como é possível notar nas obras de José de Alencar: em “Ubirajara”, aparece o índio primordial, sem o contato urbano; em “O Guarani”, é mostrado o contato com branco e em “Iracema”, aborda-se a miscigenação.

Referência: http://tosabendomais.com.br/portal/assuntos-quentes.php?secao=Ci%EAncias%20Naturais&idAssunto=355&idArea=1&acao=VerCompleto

4 - Qual foi o principal escritor do Romantismo? Descreva sua participação na primeira geração e cite alguma de suas características:

R: Foi Gonçalves Dias, foi o responsável pela consolidação da literatura romântica por aqui. Utilizador de alta carga dramática e lírica em suas poesias, com métrica, musicalidade e ritmos perfeitos, Gonçalves Dias se considerava uma “síntese do brasileiro”, por ser filho de pai português e mãe mestiça de índios com negros. traço mais forte da obra romântica de Gonçalves Dias é o Indianismo. . A exaltação da natureza, a volta ao passado histórico e a idealização do índio como representante da nacionalidade brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com